Segunda-feira, Março 4, 2024

Vila Viçosa: Autarquia lançou 29ª edição da Revista Callipole, considerando-a como “um património” (c/fotos)

- Pub -

Foi lançada, este domingo, pela Câmara de Vila Viçosa, a 29ª edição da Revista de Cultura Callipole, revista criada em 1993 pela autarquia calipolense e conta já com cerca de 29 números e duas edições especiais.

A cerimónia de apresentação ocorreu numa unidade hoteleira desta vila, tendo contado com a presença de Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Licínio Lampreia, diretor-adjunto da Revista de Cultura Callipole, Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, Tiago Salgueiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, entre outras entidades locais e regionais.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, referiu que “são 30 anos de história, de muitas histórias, são 30 anos de Callipole e de facto é um grande património que nós temos, é um monumento como foi referido, e é um património cultural de importância muito relevante para a história de Vila Viçosa e para o conhecimento que todos os que lerem a revista podem vir a ter sobre a história de Vila Viçosa, do seu património, do Alentejo, do país e do mundo.”

O autarca revelou que “a digitalização da Callipole já foi iniciada, já contratualizamos a digitalização de toda a revista, neste momento já estão disponíveis 10 números, mas a equipa que está a trabalhar nesse projeto irá disponibilizar em breve mais exemplares” acrescentado que “é nossa intenção disponibilizar as 29 edições da revista.

Segundo Inácio Esperança “é um compromisso que está num dos cadernos da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial, que é manter a Revista Callipole como um suporte à divulgação da cultura, do património, e transmitir às gerações futuras a necessidade de o manter, de o preservar e de o legar em condições.

De referir que a Revista Callipole foi criada em 1993 pela autarquia calipolense e conta já com 29 números e duas edições especiais. A revista “é, atualmente, considerada uma publicação de referência, com importante divulgação científica e cultural e cuja qualidade e prestígio já excederam os limites da nossa região e do nosso país“.

Fique de seguida com as imagens desta cerimónia, numa reportagem de Hugo Calado:

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Autarca de Reguengos de Monsaraz diz que faltam restaurantes para acolher tanto turista

A presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, aponta a “falta de estabelecimentos de restauração” como um...