Sábado, Dezembro 7, 2024

Vila Viçosa: Autarquia avança com expropriações «amigáveis» para implantar ETAR’s em freguesias

A Câmara Municipal de Vila Viçosa está em processo de expropriação de terrenos nas freguesias de Ciladas e Pardais, para implantar as respetivas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Em Pardais, trata-se de um terreno com 545m2, pertencente à Horta do Saúde e Terras do Pisão. Já em Ciladas, será um terreno com 1840m2, na Herdade do Figueiredo.

Segundo Inácio Esperança, presidente do município, em declarações a’ODigital, as «expropriações amigáveis» terão ainda de passar por uma «avaliação do terreno, feira por uma entidade externa» que vai «permitir saber qual é o valor justo daquele terreno para negociar com os privados que são donos».

«Estamos a adquirir os terrenos para podermos implementar as ETAR’s, porque não temos e estamos a trabalhar no sentido de instalá-las», acrescentou.

Trabalho esse que não começou agora, já que os projetos estão já «aprovados», sendo que são «novos», porque «os antigos já não respondiam às exigências atuais, quer da APA quer de outras entidades».

Para além disso, e com as expropriações a decorrer, está também já «garantido» o financiamento no Ciclo Urbano da Água (CUA) – Investimentos em Saneamento de Águas Residuais e estão a ser «candidatados» ao sistema de Incentivos de base territorial (ITI-CIM).

O autarca sublinhou que estes dois projetos, conjuntamente, estarão orçados em cerca de 700 mil euros e «na melhor das hipóteses, seria muito bom tê-los prontos no verão de 2025».

Contudo, «agora tudo depende da aquisição do terreno, mas queremos avançar com a obra o mais rapidamente possível, porque fazem muita falta no concelho».

«Estas duas ETARs estão incluídas na lista das prioridades que o anterior governo até estabeleceu. Até estão como prioritárias», frisou Inácio Esperança, dizendo ainda que «independentemente de tudo, seriam sempre as primeiras a ter financiamento».

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Exposição “Registos (Lapinhas)” em Redondo

De 7 a 31 de dezembro, a Biblioteca Municipal de Redondo acolhe uma exposição de arte dedicada aos Registos...