InícioÚltimasVila Viçosa: Artista alemão...

Vila Viçosa: Artista alemão expõe pela primeira vez em Portugal (c/fotos)

O Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP) recebe, desde esta sexta-feira e durante 30 dias, a exposição “Formas de Luz” do artista Richard Berndt.

O alemão expõe, pela primeira vez em Portugal, o seu trabalho que envolve monumentos arquitetónicos e em câmera fotográfica em longa exposição à luz: «É um tipo de trabalho que é praticado por poucas pessoas».

O artista explicou que foi uma “história” que começou há dois anos na “Rota do Mármore”: «Cá estou eu, dois anos depois».

«Quando fiz a rota, falei com os responsáveis sobre fotografia. Disseram-me que aqui há muitas exposições e perguntaram-me se queria expor aqui o meu trabalho», sublinhou.

Esclareceu também o seu método de trabalho, onde referiu que procura sempre «a luz e os objetos», numa arte que «é feita por passos».

«Uso um tripé, abro a lente. Depois de aberta por alguns segundos, eu faço zoom. Ou então eu movo a câmera, no tripé. Ou ainda, por vezes, combino o zoom com o movimento da câmera», afirmou Richard Berndt.

Já Carlos Filipe, presidente da CECHAP, é uma «honra muito grande» ter o artista em Vila Viçosa «por significar a importância que Vila Viçosa tem no contexto do Alentejo».

«Este é um artista que nós tivemos a oportunidade de trazer a Vila Viçosa, mas temos recebido dezenas de artistas de todos os tipos de arte que nos procuram para visitar as pedreiras e que de certa forma, estão a transmitir esta paisagem para o mundo inteiro», sublinhou o presidente da associação, acrescentando que «isto depois traz-nos estas compensações e esta é uma grande compensação». Para além dos 30 dias de exposição, a entrada é livre e as fotografias podem ser adquiridas, tendo disponível um catálogo na CECHAP.

Mais notícias

Ministro visita Campo Maior e vê nas Festas do Povo um exemplo para Portugal (c/fotos)

O Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, visitou esta terça-feira, 11...

Prémio de Composição da Eborae Mvsica recebe obras musicais até dia 31 deste mês

Os músicos interessados em participar na 7.ª edição do Prémio de Composição “2.ª Escola...

«Valeu a pena»: António atravessou o país de autocaravana para chegar às Festas do Povo de Campo Maior

António Magalhães Aires já conhecia Campo Maior, mas nunca tinha vivido as Festas do...

Portel transforma agosto num ponto de encontro para quem regressa à terra (c/fotos)

O «Agosto em Festa» pretende dinamizar diferentes espaços de Portel, contribuir para a economia...

Ministro da Economia percorreu as ruas cobertas de flores de papel em Campo Maior

O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, visitou este domingo,...

Los Romeros atuam esta segunda-feira em Portel

Los Romeros atuam esta segunda-feira, 10 de agosto, em Portel, num concerto integrado na...

Calor e milhares de pessoas marcam primeiro dia das Festas do Povo de Campo Maior 

O calor abrasador marcou o primeiro dia das Festas do Povo de Campo Maior,...

Portel recebe Colômbia e Polinésia Francesa no Festival Internacional de Folclore

O XXVIII Festival Internacional de Folclore termina este domingo, 9 de agosto, em Portel,...

Zona de Caça Municipal de Vila Viçosa 2: PAE e condições de candidatura já estão disponíveis

O Município de Vila Viçosa disponibilizou para consulta pública o Plano Anual de Exploração...