O ano letivo 2024/25 da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca, em Vila Viçosa, arrancou esta segunda-feira.
Na sessão inaugural foi referido que estão inscritos cerca de 40 alunos, o que representa um crescimento em relação ao ano anterior.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal calipolense, Inácio Esperança, referiu que este número «é bom para uma universidade que que tem crescido em número de alunos e em número de atividades».
Realçou também que o número de parcerias foi aumentado, porém «estamos abertos a mais».
«Há aqui um conjunto de ingredientes muito bons. Acho que estão garantidas as condições para um bom ano letivo e para as atividades que de facto eles gostam», destacou.
O presidente disse ainda que a «abertura da comunidade e à comunidade» é «muito útil para dinamizar as atividades da Universidade Sénior».
Uma das novas parcerias é com o CLDS 5G que iniciará as suas “funções” no dia 1 de janeiro. Outra é com a associação “ViVV, viver Vila Viçosa”, com a Fundação Casa de Bragança e ainda com o grupo de Farmácias Holon, com a Farmácia Torrinha (Vila Viçosa) à cabeça.
Esta última, segundo Beatriz Borrões, coordenadora da universidade, vai «mensalmente» à instituição «abordar um tema que tenha a ver com os seniores».
«Acho que isso vai ser importante para eles, porque há coisas que têm de ser desmistificadas nesta idade sénior e que às vezes as pessoas não conhecem, ou não procuram saber», acrescentou, afirmando ainda que «assim não têm de ir eles ao encontro de quem faz isso, mas quem faz vem ao encontro dos nossos alunos».
Em relação ao número de alunos, a coordenadora sublinhou que há «alunos novos», o que é «bom».
«O ano passado correu bem e a passou-se à palavra, mais pessoas se quiseram inscrever, mas acredito que vamos ter mais ainda», frisou.
Já ao programa letivo, Beatriz Borrões vincou que «vamos continuar dentro do mesmo registo»
A disciplina de “Expressão Oral” «vai abordar todos os tipos de música e do qual se formará um coro da Universidade Sénior».
Na disciplina de “História, Arte e Cultura do Nacional ao Local” vai tentar-se «enquadrar temas que aconteceram a nível nacional e como é que era aqui em Vila Viçosa».
«Nutrição e Saúde é muito importante também para eles», acrescentou a coordenadora.
Em “Psicologia” vai-se «desmistificar a profissão do psicólogo e trabalhar em grupo sobre temas que achámos relevantes para os nossos seniores».
Há também a disciplina de “Hidroginástica”, que é a que «tem mais inscrições».
Ainda há “Artes e Expressão Plástica”, que vai englobar «desde o cinema, a literatura, a caligrafia, ou seja, para que se possa ter uma disciplina mais abrangente e que passem em todas esta áreas».
Pessoalmente, Beatriz Borrões confessou-se «muito contente de estar neste projeto» e que tem boas expectativas para este ano letivo: «O ano passado correu bem».
«Este ano também temos muitas atividades programadas. Todos os meses fazemos sessões informativas alusivas a temas importantes de hoje em dia e que precisam de ser explicados», concluiu a coordenadora.
De sublinhar ainda que o primeiro período encerra no dia 13 de dezembro. Já o segundo período é compreendido entre os dias 6 de janeiro de 2025 e 16 de abril do mesmo ano. O último período decorre entre os dias 22 de abril e 20 de junho.
De seguida, fique com a foto-reportagem da sessão inaugural do ano letivo da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca.