Quinta-feira, Maio 23, 2024

Vila Viçosa acolheu o lançamento do primeiro dicionário sobre uma escritora portuguesa (c/fotos)

- Pub -

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa acolheu, recentemente, o lançamento do livro “Dicionário de Florbela Espanca”.

Coordenado por Jonas Leite e Fábio Mário da Silva, o livro tem direção científica de Maria Lúcia dal Farra. uma das maiores especialistas sobre a vida e obra da grande Poetisa.

A edição deste livro foi apoiada pelo Município de Vila Viçosa e pela Fundação da Casa de Bragança, assim como pelo Centro de Estudos CECHAP, através do seu projeto Artes & Letras.

Segundo nos explicou Fábio Silva, trata-se de uma obra uma que “reúne investigadores e professores de Portugal, Brasil, França, Espanha, Itália, Inglaterra e Estados Unidos e que tem verbetes de temas, autores e pessoas ligadas a Florbela e que tenta dar conta da grandiosidade que Florbela se tornou como uma poetisa portuguesa de renome internacional.”

“Este dicionário é o primeiro dicionário sobre uma escritora portuguesa da literatura portuguesa”, destacou Fábio Silva, que acrescentou ainda que “é uma obra significativa para os estudos de gênero, o estudo sobre as mulheres, sobre as escritoras”.

Já o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, refere que “é um momento importante, porque representa precisamente o início de algo que queremos que seja a viragem no relacionamento de Vila Viçosa com Florbela”.

“É uma obra essencial para quem quer estudar Florbela e é uma obra essencial para quem quer conhecer Florbela, portanto, quer para o principiante, quer para o estudioso, ela é uma obra essencial”, destacou o autarca.

Fique de seguida com as imagens do lançamento da obra, numa reportagem de Hugo Calado:

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

AF Beja: Final da Taça de Honra da 1ª Divisão disputa-se em Castro Verde

No Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, será disputada a final da Taça de Honra da 1.a...