InícioCulturaVila Viçosa acolhe exposição...

Vila Viçosa acolhe exposição de Francisco Pestana, entre a tradição e a despedida: «Está para todos os gostos» (c/fotos)

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebe, até dia 5 de outubro, uma exposição de aguarelas do artista Francisco Pestana.

Natural de São Romão, do concelho calipolense, o pintor, que vive em Lisboa, expõe 27 obras sobre vários temas, incluindo algumas obras com inspiração nas suas origens.

Artista natural de São Romão homenageia Vila Viçosa e o concelho

Em declarações a’ODigital.pt, o artista referiu que já não é a primeira vez que expõe em Vila Viçosa, mas que esta poderá a ser a última vez na sua carreira: «É muito cansativo».

«Gosto muito, mas deslocar-me à província é um bocado dispendioso e trazer os meus quadros é cansativo», acrescentou Francisco Pestana, dizendo ainda que «talvez com apoio consiga voltar».

O pintor sublinhou que o convite, por parte do município, chegou «de surpresa» e por isso apenas conseguiu trazer cinco obras com origem no concelho.

Mostra reúne trabalhos que vão do património a paisagens e chafarizes

«Uma homenagem a Bento de Jesus Caraça e o páteo da casa onde ele morou. Outra de da minha freguesia. Trouxe mais um de Bencatel, de uma coleção de chafarizes que fiz. E um outro que é o pelourinho de Vila Viçosa», explanou.

Francisco Pestana destacou que vai «fazendo aguarelas conforme as coisas que eu gosto» e que «geralmente, as pessoas gostam também». Desta forma, caracterizou a sua exposição como «muito diversificada»: «Está para todos os gostos».

Mesmo com cerca de três dezenas de obras, o artista «tinha mais aguarelas para trazer», porém «o espaço não é muito grande».

«Vila Viçosa está a ter um bom caminho, mas gostava que viesse a ter um espaço de cultura muito mais amplo», atirou o pintor, referindo ainda que «há vários artistas no concelho e merecem ter um outro espaço».

Já Inácio Esperança, presidente da autarquia, vincou que «é uma honra para nós ter aqui o senhor Pestana a expor», uma vez que «é de facto alguém querido na terra».

«Mesmo estando longe, sempre que há atividades culturais com alguma relevância, vêm a Vila Viçosa. Diz sempre presente», acrescentou o autarca.

O presidente sublinhou que Francisco Pestana «tinha muito gosto em expor no cineteatro depois de estar renovado» e que «na primeira oportunidade que tivemos, procurámos no fundo que isso concretizasse».

«É alguém do concelho que pintou muito o concelho, mas não só, e é alguém com valor e que queremos que todos os calipolenses possam visitar. É uma obra que merece ser vista», realçou.

Autarca não acredita numa despedida

Mesmo que o artista tenha dito que esta seria a sua última exposição, Inácio Esperança não acredita nisso, porque «acho que ainda vai expor mais vezes em Vila Viçosa e ainda tem de expor na sua terra, em São Romão».

«Vamos obviamente convidá-lo. Ele tem muito mais temas e tem muita coisa, não só a aguarelas», disse o presidente, frisando ainda poderá haver um apoio para o pintor, face ao cansaço: «Tudo é ajustável».

Já em relação ao espaço, o autarca vincou que «também gostaríamos de ter uma galeria grande», mas que «ainda não foi possível».

«Para já temos esta. Para quem não tinha nenhuma, esta já é boa. Podemos sempre sonhar mais alto e acho que temos esse dever e ambição», atirou.

De seguida, fique com a foto-reportagem da inauguração da exposição.

Mais notícias

Festas de Alvito decorrem de 31 de julho a 2 de agosto com música, largadas e brunch alentejano

As Festas de Alvito realizam-se entre 31 de julho e 2 de agosto, no...

Feira do Chocalho 2026 leva Fernando Daniel, Carrilhão LVSITANVS e Em Casa D’Amália a Alcáçovas

A Feira do Chocalho regressa a Alcáçovas entre os dias 24 e 26 de...

Carmina Burana encerra programa de 18 de julho do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este sábado, 18 de julho,...

Feira de Vila Nova da Baronia (Alvito) abriu com forte adesão: “Há cada vez mais gente” (c/fotos)

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, abriu portas...

Luís Trigacheiro, Tita e Triskle no cartaz das Festas de Agosto de Redondo

As Festas de Agosto de Redondo decorrem entre 30 de julho e 2 de...

Vila Viçosa recebe concerto ao ar livre com guitolão e contrabaixo nos Jardins do Paço Ducal

Os Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa vão receber, no próximo dia 31...

Há um curso de cavaquinho gratuito para maiores de 60 anos em Vila Viçosa

O projeto “Laços de Sabedoria – CLDS 5G”, promovido pela Fundação UNITATE, vai realizar,...

EA Live Évora regressa em 2027 com Resistência e Luís Trigacheiro no cartaz

O festival EA Live Évora, que termina no sábado na cidade, regressa em dois...

“Refúgio dos Gigantes”: Comunidade escolar de Vila Viçosa escolhe nome para entrada do Santuário de Elefantes

A entrada principal do Santuário de Elefantes, localizado entre os concelhos de Vila Viçosa...