InícioÚltimasVila Viçosa: “Achamos que...

Vila Viçosa: “Achamos que vai ter sucesso”, diz autarca ao entregar candidatura a Património Mundial

O processo de candidatura de Vila Viçosa, no distrito de Évora, a Património Mundial pela UNESCO foi entregue hoje pelos promotores na comissão nacional daquele organismo, em Lisboa, revelou o presidente da câmara municipal.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Vila Viçosa, Inácio Esperança, indicou que os dossiês de candidatura foram entregues esta tarde na Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

“Agora, segue-se um período em que esta comissão vai analisar” a candidatura, assinalou o autarca, prevendo que, em dezembro deste ano, seja tomada “a decisão final sobre o envio ou não” do processo para o comité internacional da UNESCO, em Paris.

Inácio Esperança assinalou que o processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial é constituído por três dossiês, nomeadamente um com a candidatura, outro formado pelos textos históricos e o terceiro composto pelo plano de gestão.

“Achamos que vai ter sucesso, até porque, desta vez, a candidatura não tem apenas como promotor o município de Vila Viçosa e esta é uma diferença significativa relativamente à que tinha sido entregue em 2021”, referiu.

O autarca, que cumpre o primeiro mandato após ser eleito nas eleições autárquicas de 2021, lembrou que a candidatura foi reformulada depois de a anterior versão ter sido reprovada pela comissão nacional do organismo.

“Chegámos à câmara em 18 de novembro de 2021 e, no início de dezembro [desse ano], recebemos a informação de que o processo não seguiria para Paris e que tinha de ser reformulado. Iniciámos, desde logo, a reformulação com a ajuda da extinta Direção Regional de Cultura do Alentejo e também com uma nova equipa liderada pelo arquiteto Nuno Lopes”, recordou.

Desta vez, sublinhou Inácio Esperança, o processo junta, além da autarquia, a Fundação Casa de Bragança, proprietária de património na vila alentejana como o Paço Ducal.

“Com o envolvimento que fizemos com outras instituições, população e proprietários, esperamos conseguir uma adesão muito forte aos objetivos da candidatura que permita à UNESCO classificar Vila Viçosa como Património da Humanidade”, frisou.

Segundo o autarca, a candidatura tem como título “Vila Viçosa: Sede Ducal” e como elementos-chave “a coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal e a vivência em torno da Tapada Real e do Paço Ducal de Vila Viçosa”.

O processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial começou a ser preparado em 2001.

Mais notícias

Zona de Caça Municipal de Vila Viçosa 2: PAE e condições de candidatura já estão disponíveis

O Município de Vila Viçosa disponibilizou para consulta pública o Plano Anual de Exploração...

De Beja a Elvas: Volta a Portugal passa por Vila Viçosa (c/fotos)

A Volta a Portugal em Bicicleta passou este sábado, 8 de agosto, por Vila...

Vila Viçosa: Badoxa, Vitor Kley e Emanuel na Festa dos Capuchos

Zé Pedro Sousa, Chaito y Palosanto, Badoxa, Vítor Kley e Emanuel atam este ano...

Volta: Etapa mais longa com final em Elvas é a última talhada para sprinters

O pelotão da 87.ª Volta a Portugal em bicicleta cumpre hoje a mais longa...

Zona dos Mármores e Alqueva «tem todas as condições para receber» a Grande Área de Acolhimento Empresarial do Alentejo

A Zona dos Mármores e Alqueva «tem todas as condições para receber» a Grande...

Nova associação quer dar uma voz comum ao mármore alentejano

Um comunicado divulgado esta quarta-feira confirmou a criação da ALMA — Alentejo de Mármore,...

Municípios dos Mármores e Alqueva querem acolher grande área empresarial do Interior alentejano

Os sete municípios da Zona dos Mármores e Alqueva querem acolher a grande área...

Setor do mármore do Alentejo avança com criação da primeira associação regional dedicada à fileira

A fileira do mármore do Alentejo iniciou um processo inédito de organização com a...

Câmara de Vila Viçosa inicia requalificação do campo de São Romão antes do regresso ao INATEL

O Município de Vila Viçosa iniciou os trabalhos de terraplanagem do Campo de Futebol...