Vidigueira vai investir cerca de 4,8M€ em parque habitacional condigno até 2026

Parque habitacional vidigueira

A Câmara de Vidigueira, no Alentejo, anunciou hoje que vão ser investidos até 2026 cerca de 4,8 milhões de euros para o concelho ter um parque habitacional condigno e poder fixar mais famílias e jovens.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o município, do distrito de Beja, refere tratar-se de um investimento previsto na Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho, que já foi validada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e aprovada em reunião de câmara.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Vidigueira, Rui Raposo, disse que ainda vai ser assinado, em data a definir, o acordo entre o município e o IHRU para a concretização da ELH, que será financiada no âmbito do programa do Governo 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Com a estratégia, o município explica que tem “como objetivo principal chegar a 2026 com uma situação habitacional condigna em todo o concelho, criando, ao mesmo tempo, condições para fixar mais famílias e jovens”.

A autarquia também quer disponibilizar “casas com condições condignas e a preços reduzidos”, que possam ser comportados por jovens e famílias com “baixos rendimentos”.

Segundo o município, a estratégia inclui ainda a possibilidade de as famílias residentes no concelho e que se enquadrem nos critérios do 1.º Direito “se candidatarem a apoio direto para melhoria das suas condições habitacionais indignas”.

“Com base nessa sistematização, o município tem a possibilidade de contratualizar com o IHRU o financiamento de respostas ao nível da reabilitação, da construção e de intervenções pontuais de manutenção e melhoria de habitações municipais e privadas”, informa a câmara.