InícioAlentejoBaixo AlentejoVidigueira: Presidente da AMPV...

Vidigueira: Presidente da AMPV sublinha importância do vinho na economia local

Ricardo Encarnação destacou ao ODigital.pt o impacto do Vidigueira Vinho na economia local e na promoção do território.

O presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Ricardo Encarnação, destacou esta sexta-feira, o papel do Vidigueira Vinho na dinamização económica e na promoção dos territórios vitivinícolas.

Nas palavra sproferidas esta sexta-feira na Vidigueira, o responsável sublinhou a importância do vinho enquanto motor de desenvolvimento. «Acreditamos na Associação dos Municípios Portugueses do Vinho que, a partir deste produto que nós portugueses sabemos fazer tão bem, somos capazes de dar esse forte impulso para a dinamização da economia local», afirmou ao ODigital.pt.

Evento atrai visitantes e promove o território

Ricardo Encarnação destacou que iniciativas como o Vidigueira Vinho contribuem para atrair visitantes e dar visibilidade aos territórios. «Serão certamente milhares de pessoas que aqui vêm à Vidigueira para provar vinhos, gastronomia, conviver e conhecer aquilo que o território tem para oferecer», referiu.

Segundo o presidente da AMPV, este tipo de eventos assume um papel relevante na promoção integrada, associando vinho, gastronomia e experiência turística.

Ano de Cidade Europeia do Vinho reforça visibilidade

O responsável enquadrou ainda o certame no contexto da distinção do Baixo Alentejo como Cidade Europeia do Vinho 2026, considerando que representa uma oportunidade de reforço da notoriedade da região. «Estou certo de que o Baixo Alentejo aproveitará esta oportunidade para continuar a mostrar que o Alentejo tem condições para afirmar os seus vinhos e o seu território», afirmou ao ODigital.pt.

Ricardo Encarnação salientou que o objetivo passa por garantir um impacto duradouro, nomeadamente na captação de visitantes e na valorização turística após o término da iniciativa.

Vidigueira Vinho como referência no setor

Nas declarações ao ODigital.pt, o presidente da AMPV considerou ainda que o evento se tem afirmado como uma referência no setor vínico. «Que a Vidigueira Vinho continue a ser um evento de referência naquilo que são os eventos vínicos no Alentejo e no nosso país», afirmou.

O Vidigueira Vinho decorre até domingo, reunindo produtores, visitantes e entidades ligadas ao setor, num programa que combina vinho, gastronomia e cultura.

Mais notícias

Ervideira volta a organizar sunsets na adega durante o verão alentejano

A Ervideira vai realizar no próximo dia 4 de julho uma nova edição dos...

Sines recebe apresentação de Projetos Âncora para acelerar investimento, inovação e competitividade no Alentejo

Sines vai receber, no próximo dia 15 de junho, a apresentação de um conjunto...

Há um novo programa de verão para as tardes em Évora

O restaurante Forno da Telha, em Évora, vai promover um programa regular de sunsets...

O evento que junta vinho, música e verão regressa à Fitapreta

A Fitapreta vai celebrar o solstício de verão com a realização da Fête de...

Feira de S. Tiago regressa à Vidigueira em julho com três dias de música, gastronomia e tradição

A Feira de São Tiago está de regresso à Vidigueira nos dias 10, 11...

Câmara de Vidigueira assina contratos com juntas de freguesia

A Câmara de Vidigueira e as quatro juntas de freguesia deste concelho do distrito...

Vila Viçosa pode receber fábrica de cavitação de crude num investimento de cerca de 10 milhões de euros

A Zona Industrial de Vila Viçosa poderá receber uma unidade experimental de cavitação de...

Construção cresce 2,6% no arranque de 2026 apesar da quebra no licenciamento e nas obras públicas

A atividade da construção em Portugal registou um crescimento de 2,6% no primeiro trimestre...

Câmara municipal de Vidigueira avança com requalificação de estrada

A Câmara de Vidigueira, no distrito de Beja, vai avançar com a requalificação da...

Mais visto