Vidigueira e Santiago do Cacém entre as autarquias fundadoras da Associação de Municípios Portugal Romano

Os municípios alentejanos de Santiago do Cacém e Vidigueira fazem parte de uma nova associação, que agora foi constituída e que pretende preservar a herança romana e promover o turismo cultural.

Estes dois municípios alentejanos são assim fundadores da Associação de Municípios Portugal Romano, conjuntamente com as autarquias de Condeixa-a-Nova, Ansião, Braga, Oliveira do Hospital, Penela, Seixal e Tomar.

Segundo disse Nuno Moita, presidente do município de Condeixa-a-Nova, onde fica instalada a sede, “a associação é um veículo para a promoção e valorização do património romano, que consideramos estar de alguma forma esquecido”.

Ainda segundo o edil, “um dos objectivos passa por preservar o património, “que é um produto cultural turístico já feito, que é preciso valorizar, porque tem um grande potencial de visitação”.

Outro dos grandes objectivos é “criar uma rede de âmbito nacional que possa levar à criação da Rota do Romano, que não existe, e estabelecer parcerias europeias, particularmente com a Rede de Cidades Romanas do Atlântico”, acrescentou Nuno Moita.