Viana do Alentejo promoverá produtos da região com eventos gastronómicos

Gastronomia de Viana do Alentejo

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo promoverá, ao longo do ano, um conjunto de eventos gastronómicos com temáticas específicas, com o objetivo de promover a utilização de produtos locais e tradicionais e dinamizar a economia local, nomeadamente o setor da restauração.

A cada evento gastronómico será atribuída uma semana temática, sendo a primeira dedicada ao borrego, caraterístico da cozinha tradicional alentejana, que irá decorrer de 1 a 5 de abril, associada ao período da Páscoa. Nesta altura, no Alentejo, a tradição da Páscoa está associada ao comer o borrego no campo, a que se juntam também os folares e os bolos fintos, tradição que ainda hoje é cumprida por muitas famílias.

Segue-se a semana “À mesa com a sardinha”, que irá realizar-se de 23 a 29 de junho, altura de Santos Populares e arraiais, com o cheiro caraterístico a manjericos e sardinha assada a pairar no ar.

O terceiro evento gastronómico está agendado para novembro, de 5 a 11, e será dedicado aos frutos do quintal, como a castanha, o marmelo, a romã, a noz, entre outros, onde poderá encontrar diversos pratos ou doces confecionados com estes produtos.

A quarta e última semana está agendada para o período de inverno, de 17 a 26 de dezembro, e será dedicada ao porco. Nesta altura do ano é tradição a matança do porco, associada a dia de festa, que junta famílias e vizinhos à volta da mesa, para cumprir uma tradição que se repete ano após ano. Para além de garantir alimento até ao próximo ano, é também altura de estreitar laços entre os vizinhos que se juntam em ambiente de festa.

A iniciativa pretende dar a oportunidade de degustar os produtos caraterísticos da região associados ao calendário, nos vários restaurantes aderentes.