Viana do Alentejo: Envolvente do Santuário de Nª Sª D’Aires está a ser requalificada

Envolvente do Santuário

Depois de requalificado o Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, decorrem agora obras de requalificação da sua envolvente.

Segundo a Autarquia, pretende-se com estas obras “devolver àquele espaço a sua primitiva beleza, dotando-o ao mesmo tempo de infraestruturas adequadas ao cumprimento das suas funções religiosas e profanas.”

Com estas obras, já foram “removidos postes que muito desfiguravam toda aquela “aprazível soledade”, como se pode ler no soneto que está junto à sua fonte”, refere ainda a Autarquia.

O projeto contempla essencialmente:

– O enterramento das infraestruturas elétricas, de comunicações e abastecimento de água;

– A drenagem e aterro da zona;

– A construção de passeios e de áreas de estacionamento.

Os atuais sanitários serão removidos do local onde se encontram, passando para um outro menos exposto, perto de onde agora está o parque de merendas.

Este investimento, orçado em cerca de 800.000,00€ (oitocentos mil euros), será financiado por fundos comunitários na ordem dos 600.000,00€ (seiscentos mil euros). Devido à grande importância patrimonial de toda a zona envolvente ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, todos estes trabalhos irão contar com acompanhamento arqueológico.