InícioCulturaViana do Alentejo com...

Viana do Alentejo com arte à solta no Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria

A arte do barro e de vários ilustradores e artistas vão ‘andar de mãos dadas’ entre sexta-feira e domingo, na 4.ª edição do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO) de Viana do Alentejo, no distrito de Évora.

Em comunicado, a câmara municipal indicou que Mariana a Miserável, Mantraste, Bernardo Carvalho, Kruella, Joana Lourencinho Carneiro, Mariana Malhão e Júlio Dolbeth serão alguns dos artistas que vão estar na vila.

O objetivo é que dinamizem “vários momentos ao longo dos três dias” e participem “nas demais atividades” do certame, assente também na arte e saber dos oleiros de Viana do Alentejo, disse o município.

Promovido pela autarquia, o FICO vai decorrer entre a Praça da República e o castelo, oferecendo ao público diversas atividades, como ‘workshops’ criativos, exposição, uma Feira de Cerâmica e Olaria e concertos, entre outros momentos.

Um ‘workshop’ sobre a técnica de cerâmica japonesa Raku, “utilizada principalmente na fabricação de tigelas para a cerimónia do chá, que se caracteriza pela sua rapidez e imprevisibilidade”, atividades para aprender a “Pisar o Barro”, com o mestre oleiro Feleciano Agostinho, e de escultura colaborativa são algumas das experiências práticas propostas.

Na vertente dos concertos, vão atuar Edu Miranda Trio, Milton Gulli, Tiago Bettencourt e Cantadores do Alentejo, pode ler-se no comunicado do município.

Para o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, este festival “é mais uma forma de alavancar esta tradição, a olaria, que se tem vindo a perder ao longo dos anos”.

O concelho, lembrou, já teve “meia centena de olarias”, mas, atualmente, são apenas dois os oleiros em atividade, Feleciano Branco Agostinho e Feliciano Mira Agostinho, que não deixaram “morrer esta arte”.

Também citado no comunicado, o mestre em museologia Luís Banha explicou que a designação olaria “define hoje um conjunto de técnicas para o fabrico manual de peças em barro”.

“Em Viana do Alentejo – sede de concelho com mais de 5.000 habitantes – esta corresponde a um dos elementos identificativos da paisagem cultural local”, realçou.

E, continuou, materializa-se “na sua cultura com toda a tradição e conhecimento de gerações inculcados nos trabalhos manuais”.

A abertura oficial do FICO está agendada para as 18:00 de sexta-feira e o encerramento, no domingo, às 18:30, vai ser feito com o concerto dos Cantadores do Alentejo.

O Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria, cuja 1.ª edição foi em 2022, surgiu de uma colaboração entre a câmara e a associação Passa Ao Futuro, em resultado de uma residência criativa em 2021, quando quatro ilustradores foram convidados a colaborar com as olarias Feleciano Agostinho e Mira Agostinho para que juntos desenvolvessem uma coleção de peças contemporâneas de olaria pintada, lembrou o município.

Mais notícias

Museu Berardo Estremoz celebra 6.º aniversário com entrada gratuita e atividades para famílias

O Museu Berardo Estremoz celebra, no próximo sábado, 25 de julho, o seu sexto...

Vicente Besugo: Centro assinala 46 anos da morte e reforça preservação da obra

O Centro de Estudos e Experimentação Artística Vicente Besugo (CEEAVB) assinalou, esta segunda-feira, 20...

Avis: Feira Franca entre sexta-feira e domingo

Os músicos Richie Campbell, HMB, Badoxa, Os Quatro e Meia e Luís Trigacheiro são...

Academia de Verão junta jovens de três países e apresenta musical Mamma Mia! em Portel

A terceira edição da Academia de Música e Artes de Verão termina em Portel...

Batalha de Ourique celebrada em Castro Verde e Ourique

O 887.º aniversário da Batalha de Ourique vai ser celebrado, no próximo sábado, com...

Fernando Daniel, Carrilhão LVSITANVS e Em Casa D’Amália no cartaz da Feira do Chocalho 2026

A vila de Alcáçovas, no concelho de Vaina do Alentejo, volta a receber, entre...

Gala do Cante encerra Monsaraz Museu Aberto no último dia da bienal

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto termina este domingo, 19 de julho,...

Festas de Alvito decorrem de 31 de julho a 2 de agosto com música, largadas e brunch alentejano

As Festas de Alvito realizam-se entre 31 de julho e 2 de agosto, no...

Feira do Chocalho 2026 leva Fernando Daniel, Carrilhão LVSITANVS e Em Casa D’Amália a Alcáçovas

A Feira do Chocalho regressa a Alcáçovas entre os dias 24 e 26 de...