Vendas Novas terá nova central solar com mais de 12 mil painéis

Central Solar

O concelho de Vendas Novas, no distrito de Évora, deverá ter em breve mais uma central fotovoltaica.

Este novo projecto foi colocado, no passado dia 7 de Dezembro, consulta pública pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e estará disponível até dia 7 de Janeiro.

O Projecto, da empresa Power&Sol, Energias Renováveis, S.A, prevê a “construção de uma central fotovoltaica e respectiva ligação à rede, cuja finalidade é a produção de energia eléctrica através da utilização de energia solar, caracterizada como fonte renovável e não poluente. Localizar-se-á a cerca de 3 km de Vendas Novas, na Herdade da Ajuda. Está prevista uma produção anual de 6,16 GWh”, adianta o documento publicado pela CCDRA.

Esta nova central obteve o parecer positivo da Câmara Municipal de Vendas Novas, que através de um documento refere que esta central produzirá “cerca de 47% do consumo total do concelho de Vendas Novas”.

Esta nova central, que foi chamada de “Central Solar Fotovoltaica de Vendas Novas 1”, terá uma potência instalada de 3.850kW/kVA, será constituída por 12.418 painéis fotovoltaicos de cilício policristalino, com uma potência unitária de 310Wp.