InícioAlentejoAlentejo CentralVendas Novas leva ao Governo problemas de poluição e inundações e pede...

Vendas Novas leva ao Governo problemas de poluição e inundações e pede investimentos ambientais

Poluição, inundações e gestão da água estiveram no centro da reunião entre a Câmara de Vendas Novas e o Ministério do Ambiente.

Publicado em:

O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas reuniu-se com a ministra do Ambiente e Energia para discutir problemas ambientais no concelho e identificar necessidades de investimento, com destaque para questões relacionadas com poluição e gestão do ciclo da água.

O encontro realizou-se a 26 de fevereiro, em Lisboa, e contou com a presença da ministra Maria da Graça Carvalho, do secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, do presidente da autarquia, Ricardo Videira, e do vice-presidente Luís Laranjo Matias.

Durante a reunião foram abordados vários problemas ambientais que afetam o concelho, alguns dos quais já se prolongam há vários anos.

Em declarações ao jornal ODigital.pt, o presidente da autarquia referiu que “há questões antigas relacionadas com poluição que incomodam a população aqui em Vendas Novas já há algum tempo, umas relacionadas com poluição atmosférica, outras com poluição nas redes de águas pluviais”.

O autarca explicou que o município procurou junto do Governo apoio técnico e financeiro para responder a estes desafios.

“Fomos em busca desse apoio técnico e desses apoios a nível de financiamento para procurar soluções que resolvam estes desafios, que são estruturais para nós”, referiu.

Tempestades expõem problemas no escoamento das águas

As recentes tempestades que atingiram o país também estiveram em destaque na reunião, depois de terem provocado inundações em alguns pontos da cidade.

“As tempestades que tivemos manifestaram algumas dificuldades no escoamento de águas pluviais, com inundações em alguns pontos da cidade que foram bastante críticos”, indicou o presidente da câmara.

Segundo Ricardo Videira, o crescimento urbano tem contribuído para agravar estes fenómenos.

“Há cada vez mais construção e aumentam as áreas impermeáveis. Havendo construção, a água infiltra-se menos no solo, o que aumenta o caudal que circula nas nossas tubagens”, explicou.

Município pede apoio para investimentos ambientais

Entre as medidas apresentadas ao Ministério do Ambiente estão ações para mitigar inundações, reforçar o controlo das águas residuais e melhorar a gestão dos recursos hídricos.

“Levamos ações para mitigar os impactos de inundações, sistemas de controlo e monitorização de águas residuais e medidas para garantir maior eficiência na utilização dos recursos hídricos”, afirmou o autarca.

Ricardo Videira indicou ainda que alguns apoios poderão surgir através do Fundo Ambiental, enquanto projetos de maior dimensão poderão avançar numa fase posterior.

“Alguns investimentos poderão vir a ser realizados no âmbito do atual Orçamento do Estado, nomeadamente no que diz respeito ao Fundo Ambiental. Outros poderão exigir desenvolvimento de projetos ao longo de 2026 e execução em 2027”, disse.

O presidente da câmara acrescentou que o município continuará a trabalhar com o Ministério do Ambiente para aprofundar as soluções discutidas.

Artigos relacionados

“Já não há volta atrás”: Autarca Reguengos de Monsaraz reage ao avanço do bloco de rega

A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, considerou que o...

Há dinheiro e decisão: Bloco de rega de Reguengos de Monsaraz vai mesmo avançar

O bloco de rega de Reguengos de Monsaraz vai avançar com um investimento de...

Ministro da Agricultura visitou obra do circuito hidráulico de Reguengos de Monsaraz (c/fotos)

O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, visitou esta quinta e sexta-feira...

Ministro da Agricultura esteve no Alentejo para ouvir setor e preparar novas medidas de apoio

O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, esteve esta quinta e sexta-feira...

Monforte reforça apoio a estudantes e garante bolsas a todos os elegíveis

O Município de Monforte aprovou a atribuição de 41 bolsas de estudo a alunos...

Feridos graves em acidentes rodoviários “custam 6 mil M€ por ano”: “Dava para fazer um TGV à volta do país”

Nesta Páscoa, segundo dados das forças de segurança, foram registados 53 feridos graves, para...

Ovibeja quer influenciar decisões políticas e aproximar jovens do campo, diz vice-presidente da ACOS

A Ovibeja 2026 quer ir além da promoção agrícola e assumir-se como espaço de...

Autarquia de Mora quer comparticipar em 50% as consultas dos bebés que nasçam no concelho

A Câmara Municipal de Mora prepara-se para lançar um novo apoio às famílias que...

Aljustrel recebe primeiros certificados de origem de biometano emitidos em Portugal

A central de produção de biometano de Aljustrel foi a primeira em Portugal a...