Veja o video do treino de Evacuação Médica de militares em Vendas Novas (c/video)

O Exército Português planeia e executa o exercício ORION 19, nas áreas de Vendas Novas e Santa Margarida, de 23 de Novembro a 29 de Novembro.

No ORION 19 são planeadas e executadas operações de resposta a crises, centradas na componente terrestre, com a finalidade de avaliar os objectivos de força do Exército, em ambiente operacional de cariz conjunto e combinado, associados com compromissos internacionais da NATO, Nações Unidas e União Europeia.

As Nações Aliadas de Espanha, Estados Unidos da América, Lituânia, Roménia, Brasil  e França, bem como a Força Aérea Portuguesa (FAP), integram o ORION 19, contribuindo para o aperfeiçoamento da interoperabilidade e desenvolvimento de sinergias no âmbito da partilha do esforço de Defesa e Segurança das Organizações Internacionais da NATO e União Europeia.

O ORION 19, que contará com a participação de cerca de 1300 militares e 180 viaturas, evidencia o empenhamento do Exército no esforço subsidiário dos assuntos de Defesa e Segurança de Portugal no seio das Organizações Internacionais de que faz parte.

Esta semana, em Vendas Novas, o Exército, com o apoio da Força Aérea Portuguesa, realizou um treino de Evacuação Médica de militares da Componente Terrestre da Força de Reação Imediata, no âmbito do exercício “ORION19”.

Este treino decorre segundo os critérios de avaliação da NATO da “golden hour” para a evacuação de feridos graves.

Veja o vídeo desta operação: