Vários municípios Alentejanos passam a integrar Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas

Decorreu na passada semana, em Itália, a Assembleia Geral do AeuCC — Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, onde foi aprovado a adesão de Portugal a este organismo.

A Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas passa assim a integrar este organismo europeu, onde já constam países como Itália, França, Espanha e Roménia, passadno agora a uma participação de “mais de 130 cidades e vilas cerâmicas de toda a Europa, nomeadamente 36 cidades italianas, 22 francesas, 28 espanholas, 16 romenas, 10 alemãs, seis polacas, três checas e 14 portuguesas”.

Esta entidade europeia tem como principal objetivo dinamizar a cooperação territorial e transnacional no campo da cerâmica artística e artesanal, tendo em curso vários projetos nos programas da Cultura, Interrreg e Erasmus.

No que diz respeito a Portugal, são 14 as localidades que integram esta associação criada em 2014, sendo que três são alentejanas, nomeadamente Redondo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo.