“Vamos pôr a batata em pratos limpos?”, é o desafio para consumir batata nova portuguesa

Neste tempo de crise provocada pela pandemia da Covid-19, é importante consumir produtos portugueses, de forma a contribuir para o reerguer da economia portuguesa.

Esta semana chega-nos o desafio da Porbatata – Associação da Batata de Portugal que, na época da batata nova, lançou uma campanha que desafia os consumidores a colocarem a batata à sua mesa, agora que se iniciou a época da batata nova que se se prolongará até Setembro.

“Vamos pôr a batata em pratos limpos?” é o desafio lançado num vídeo que pretende enaltecer os atributos da batata e apelar ao consumo, naquela que é a época de produção mais forte do ano.

Este ano a fileira da batata enfrenta enormes dificuldades. A pandemia de COVID-19 praticamente paralisou as vendas para o canal horeca. A par disso, são poucas as perspectivas de exportação.

Amada por uns, incompreendida por outros, a batata é um alimento incontornável da gastronomia portuguesa. Com esta iniciativa queremos lembrar a importância nutricional da batata e o seu papel de destaque na nossa mesa e também na Dieta Mediterrânica. Estamos na época da batata e, por isso, este é o momento ideal para lembrar os portuguesas da sua importância. É fundamental desfazer mitos e promover o consumo, sobretudo, no contexto actual”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.