Vai uma Caldeta de Peixe do Rio? A Mostra do Peixe do Rio de Alandroal já se iniciou. Veja as imagens

Peixe do Rio

Quinze restaurantes do concelho de Alandroal, no distrito de Évora, vão apresentar nas suas ementas pratos confecionados à base de peixe do rio, a partir de sexta-feira, durante uma mostra gastronómica dedicada a esta iguaria.

A iniciativa volta a realizar-se “apenas nos restaurantes”, tal como no ano passado, e não tem a componente de feira e eventos paralelos, habituais noutras edições, devido à pandemia de covid-19.

Este sábado decorreu uma pequena cerimónia de abertura, em que se visitaram os restaurantes aderentes na sede do concelho. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo e o restante executivo, bem como o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, o representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, João cavaleiro Ferreira e o Chef José Júlio Vintem.

Em declarações a’ODigital.pt, o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, referiu que “esta é uma Mostra especial, em circunstâncias especiais, depois de no ano passado termos sido o primeiro concelho a ter um grande evento cancelado devido à pandemia. Vimos que este ano seria difícil lançar a Mostra nas datas habituais, em março, mas não quisemos deixar de ter expectativas relativamente a uma melhor que felizmente se confirmou.”

João Grilo apontou este evento como um “relançamento da economia”, pois, “a mostra decorre num período diferente do habitual, mas com este claro intuito de marcar e continuar a marcar o calendário gastronómico e também ajudar no relançamento da economia local, em que os restaurantes têm um papel importantíssimo e podem beneficiar muito disto.”

O Autarca diz ainda que “depois de tanto tempo confinados, em que todos demos o máximo e estamos agora no ponto em que estamos, a população do Alandroal foi sempre excecional nesse aspeto, recomeçámos com todo o cuidado e segurança que se exige.

Um dos objetivos é “atrair visitantes, que os habitantes do concelho de voltem a encontrar e conviver um pouco e que a economia beneficie disso e todos nós entremos num caminho de recuperação e não voltemos atrás”, aponta o edil.

João Grilo conclui salientando que “pelo que consegui perceber já hoje, as reservas são muitas, há uma grande expectativa e uma grande procura. Eu recomendo que quem venha de fora, que reserve, não venha sem reserva porque a oferta é limitada. As páginas do município e a comunicação social têm a informação dos restaurantes aderentes e todos os contactos.”

Fique com as imagens desta abertura, onde poder ver algumas imagens “deliciosas” do que pode ser encontrado no Alandroal: