InícioÚltimasUrgências de Pediatria e...

Urgências de Pediatria e Obstetrícia do hospital de Beja encerradas entre terça e quarta-feira

As urgências pediátrica e de obstetrícia e ginecologia do hospital de Beja vão estar encerradas entre terça e quarta-feira, devido à falta de médicos, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Em comunicado, a ULSBA atualizou hoje a informação enviada no sábado sobre constrangimentos para os próximos dias, em que já estava previsto o fecho, entre as 08:00 de terça-feira e as 08:00 de quarta-feira, do Serviço de Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja.

Esse encerramento mantém-se, “devendo os doentes em idade pediátrica ser orientados para outras unidades (incluindo politraumatizados)”, disse hoje a unidade local de saúde (ULS).

Além disso, acrescentou, também o Serviço de Urgência Obstétrica/Ginecológica do mesmo hospital vai estar encerrado, entre as 08:00 de terça-feira e as 16:00 de quarta-feira.

Já o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Adultos, nos primeiros dias do novo ano, “apenas receberá doentes referenciados”, ou seja, encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Esta medida vai vigorar nas noites desta quarta-feira até ao próximo sábado, entre as 20:00 e as 08:00, e das 08:00 do dia 05 de janeiro até às 08:00 do dia 06, precisou.

De acordo com a ULSBA, estes constrangimentos, sobre os quais foi “devidamente informada a direção executiva” do Serviço Nacional de Saúde, devem-se ao facto de não ter sido “possível completar as escalas médicas” naquela unidade hospitalar.

No comunicado de sábado, a ULSBA apelou aos utentes para contactarem a linha de apoio do SNS24 (808 242424) ou 112 (em caso de urgência), antes de recorrerem às urgências hospitalares, para garantir uma correta orientação “de acordo com o grau de gravidade da situação”.

Mais notícias

Já há data e cartel para a corrida de toiros de Beja

A Praça de Toiros José Varela Crujo, em Beja, recebe no próximo dia 1...

PSP sensibiliza para regras de porte de armas e incentiva entregas voluntárias

A PSP tem em curso até 28 de agosto uma operação nacional para sensibilizar...

Insolvências aumentam em Beja, Évora e Portalegre no primeiro semestre de 2026

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram um aumento das insolvências declaradas durante...

Volta a Portugal regressa ao Alentejo com etapa de 180 quilómetros entre Beja e Elvas

A Volta a Portugal em Bicicleta de 2026 vai voltar a passar pelo Alentejo,...

Lista de espera para cuidados continuados no Alentejo recua no final do primeiro semestre

A lista de espera para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no Alentejo...

CIMAA participa em conferência sobre compromissos para a saúde em Portalegre

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participa, na próxima terça-feira, 7 de julho,...

Deputado António Carneiro é o novo presidente da Distrital de Beja do Chega

O deputado António Carneiro foi eleito presidente da Comissão Política Distrital de Beja do...

Governo nomeia Nelson Carvalho para liderar ULS do Baixo Alentejo

O Governo aprovou, esta sexta-feira, a nomeação de Nelson Ricardo Ribeiro de Carvalho para...

A NORMAL já tem data para abrir em Beja. Há milhares de produtos e muitos deles são virais nas redes sociais

Se costuma perder-se entre produtos de beleza, snacks importados, artigos para a casa ou...