Domingo, Dezembro 8, 2024

Universidade de Évora registou um acréscimo de 20% no número de alunos colocados na 1ª fase do concurso

Conforme avançamos no passado domingo, mais de 1850 novos estudantes foram colocados no Alentejo, na 1ª fase de acesso ao ensino superior.

Neste ano letivo a Universidade de Évora disponibilizou mais 51 vagas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, num total de 1253, distribuídas por 33 cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado, 25 dos quais preencheram a totalidade das vagas nesta primeira fase. Em relação ao ano anterior, nesta 1ª fase do CNA, foram colocados mais 184 estudantes, o que corresponde a um acréscimo de 20%.

Ainda segundo os dados disponibilizados pela Universidade de Évora, o número de estudantes internacionais admitidos em Licenciaturas e Mestrados Integrados acende a 354, de 63 nacionalidades diferentes, registando assim um aumento de mais de 50% relativamente aos matriculados neste ciclo de estudos em 2019/2020, sendo que a totalidade das vagas foi preenchida na 2ª fase. Para Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, “estes números dão-nos confiança para continuar a construir uma Universidade aberta ao mundo; queremos construir pontes ao invés de muros”.

Apesar deste ter sido um ano profundamente atípico, considerando os vários concursos de acesso, a UÉ manteve a tendência de crescimento dos últimos anos, prevendo-se um incremento do número de novos estudantes na Licenciatura e Mestrado Integrado superior a 15% (de 1496 em 2019/20 para cerca de 1750 novos estudantes em 2020/21).

São resultados que Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ considera “extraordinariamente gratificantes”. De facto, “apesar das circunstâncias, a procura de formação, de qualificação, de conhecimento, ganhou novo fôlego. O conhecimento tem o poder de transformar vidas, por isso, deixo uma palavra de boas-vindas aos nossos novos estudantes e, simultaneamente, um primeiro desafio: aproveitem as oportunidades e participem ativamente no quotidiano da nossa Universidade, um espaço dinâmico, diverso e inspirador que vos convoca a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade”.

Na verdade, acrescenta, “é exatamente por esse motivo que nunca parámos de investigar, de ensinar, de inovar; estivemos presentes e diligentes, um posicionamento que faz parte do ADN da nossa instituição e que foi bem vincado nesta fase”. Por isso, “também preparámos um ingresso ou um regresso “seguro”. Vamos retomar com a máxima segurança, seguindo as regras das Autoridades de Saúde e tentando assegurar uma vida o mais “normal” possível para cada um de nós. Considero que estamos preparados para as decisões que eventualmente tenhamos que vir a tomar no decorrer do ano letivo! A palavra de ordem é responsabilidade, para que possamos dar continuidade da nossa missão nesta “nova normalidade”.

No âmbito do CNA, apenas restam 8% das vagas (102) para a 2ª fase, que decorre entre de 28 de setembro e 9 de outubro, distribuídas por todos os cursos oferecidos em 2020/2021.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Parabéns! ODigital.pt comemora hoje o 6º aniversário

É com grande satisfação que celebramos hoje o 6º aniversário do ODigital.pt. Um marco importante na história deste órgão...