Sexta-feira, Outubro 11, 2024

Universidade de Évora recebe espólio de antigo Reitor, Manuel Ferreira Patrício

A Universidade de Évora (UÉ) recebeu o espólio do antigo Reitor da instituição, Manuel Ferreira Patrício, pelas mãos dos herdeiros do professor.

Para Hermínia Vilar, atual Reitora da UÉ, em discurso referiu que se trata «sempre de uma obrigação nossa», para além de «um prazer e uma honra».

«Na verdade, é o espólio de uma pessoa que serviu a universidade, que trabalhou para o sucesso da mesma, que encarou momentos muito difíceis da vida desta universidade e que só por isso penso que nós teríamos esta obrigação», destacou.

É um espólio documental e bibliográfico «de um académico, de um filósofo, de um pedagogo, de alguém que é muito respeitado ainda hoje, desde alunos e colegas».

É assim uma forma de «preservar a memória de um professor significa que ele nos marcou, que ele nos ensinou e que, de certa maneira, algo daquilo que nós somos hoje também deriva dessa aprendizagem».

A Reitora confessou ainda que «é sempre com alguma admiração que, em diferentes contextos, por vezes me tenho cruzado com pessoas de diferentes idades e que me dizem: ‘Eu fui aluna do professor Patrício’», sublinhando que «isso é um dos maiores elogios que se pode fazer a um professor».

A possibilidade deste espólio ser agora consultado e utilizado, significa, de acordo com Hermínia Vilar, que «iremos também contribuir para que não apenas a memória, mas a própria pessoa do professor Patrício continue a ser lembrada e, de certa maneira, também não morra».

«As instituições são feitas da memória de quem as faz e enquanto nos lembrarmos do que ele fez, estamos a lembrar que ele existiu e continua a existir na forma como nós lidaremos com o seu pensamento, com as suas obras e com as suas ideias», vincou ainda.

A reitora da universidade concluiu ainda afirmando que esta doação é também «importante para os que estarão aqui que conheçam a obra».

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Beja: Câmara promove limpeza das margens de diversas linhas de água

A Câmara de Beja está a proceder a trabalhos de remoção de espécies exóticas invasoras e infestantes nas margens...