Universidade de Évora recebe a primeira Conferência Nacional Copernicus

Universidade de Évora

Organizada pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, a Universidade de Évora recebe a primeira Conferência Nacional Copernicus, a decorrer nos dias 13 e 14 de dezembro.

Nesta conferência vão estar reunidos diversos investigadores do Programa Europeu de Observação da Terra.

Aspetos como a segurança, monitorização marinha, atmosférica, terrestre e alterações climáticas são alguns dos temas em destaque nesta conferência dedicada à observação da Terra.

A Conferência Nacional Copernicus surge na sequência da realização de três workshops centrados nas potencialidades do Programa da União Europeia para a criação de aplicações e serviços nas componentes de Vigilância Marinha e Terrestre, ampliando também sua visão para as oportunidades existentes de financiamento e desenvolvimento de um modelo de negócios baseado em dados de satélite.

O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa o nosso planeta e o seu ambiente em benefício de todos os cidadãos europeus. Oferece serviços de informação baseados na observação da Terra por satélite e dados in situ (não espaciais).

Adicionalmente, a Universidade de Évora é atualmente uma das quatro instituições da rede nacional conhecida por Academia Copernicus, que recentemente criou o Laboratório de Sensoriamento Remoto Terrestre – EaRSLab.