Universidade de Évora no primeiro laboratório colaborativo na área do turismo

Universidade de Évora

A Universidade de Évora juntou-se a universidades e empresas na criação do primeiro laboratório colaborativo dedicado ao Turismo. O Knowledge to Innovate Professions in Tourism (KIPT) é uma organização reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com o título de CoLAB, que visa contribuir para a valorização do conhecimento e criação de emprego.

O plano de ação do KIPT baseia-se no conhecimento, no emprego e na competitividade sustentável, contemplando ainda informação, formação e educação, carreira e competências, certificação, qualidade e sustentabilidade, inovação e empreendedorismo como áreas de desenvolvimento cruciais para dar resposta aos problemas do setor. Este plano de ação é sustentado pela situação atual, mas tem em vista a preparação do setor para um futuro mais resiliente e sustentável.

Embora integre ainda uma pequena rede de instituições e empresas, o KIPT tem já uma abrangência geográfica nacional, integrando 20 entidades ligadas à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à governação turística, aos sistemas de informação, à certificação, à hotelaria e restauração, à operação, às agências de viagens, à sustentabilidade e à inovação e empreendedorismo, congregando saberes na grande maioria das áreas do sistema turístico, nas diferentes geografias do país, e para a qual também o Empreendedor entrega o seu contributo.