Universidade de Évora investe mais de 700m€ em residência universitária que estará pronta até final do mês (c/fotos)

Universidade de Évora investiu mais de 700 mil euros na requalificação da Residência Manuel Álvares, com 72 camas para estudantes.

A Universidade de Évora realizou esta terça-feira, a pré-inauguração da Residência Universitária Manuel Álvares, na Avenida da Universidade, uma infraestrutura requalificada para alojamento estudantil, cujo investimento ultrapassa os 700 mil euros.

Segundo a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, trata-se de uma intervenção que abrangeu a totalidade do edifício e que deverá estar concluída nas próximas semanas, permitindo a sua entrada em funcionamento no próximo ano letivo. «É uma das três residências que nós temos em processo de requalificação […] já está praticamente na parte final», afirmou.

Obra concluída a tempo do próximo ano letivo

A responsável indicou que a empreitada cumpriu os prazos previstos, estando agora prevista a colocação de mobiliário na segunda quinzena de maio. «É uma obra que cumpriu os prazos», referiu, acrescentando que o objetivo é garantir condições adequadas aos estudantes.

A residência terá capacidade para 72 camas e integra o conjunto de infraestruturas que estarão disponíveis no próximo ano letivo. «Já estará em pleno no próximo ano lectivo, como aliás as outras duas também estarão abertas», disse.

Financiamento parcial no âmbito do PNAES

A requalificação foi financiada parcialmente pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), sendo o restante valor assegurado por receitas próprias da instituição. «O valor desta requalificação […] ultrapassa os 700 mil euros», explicou a reitora.

Hermínia Vilar sublinhou que, apesar da melhoria das condições, a intervenção não representa um aumento do número de camas disponíveis. «Não significa aumento do número de camas», referiu, apontando para a necessidade de novos investimentos.

Alojamento continua a ser um desafio

A responsável reconheceu que o acesso ao alojamento continua a ser uma preocupação a nível nacional, também sentida em Évora. «O aumento dos preços dos quartos tem impedido alguns alunos de candidatarem», afirmou.

Atualmente, os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora dispõem de 525 camas, que se encontram totalmente ocupadas. «Temos 525 camas e elas ficam preenchidas», indicou.

Projeto prevê nova residência com 200 camas

A universidade tem já projetada a construção de uma nova residência, com capacidade para cerca de 200 camas, a instalar nos terrenos da Malagueira. O projeto está concluído e fica para a próxima reitoria, caso entenda, avançar no âmbito de futuros programas de financiamento.

«O projecto está feito […] e é importante que haja também o aumento do número de camas aqui em Évora», referiu Hermínia Vilar.

A atribuição de alojamento continuará a ser gerida pelos Serviços de Ação Social, com base em critérios definidos e dirigida a estudantes com necessidade de apoio.

Mais notícias

Colisão entre dois ligeiros e uma caravana provoca sete feridos na N18, perto de Évora

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros e uma caravana teve lugar esta...

Páteo Fall Sessions junta em Évora bartenders de Portugal e Espanha

Évora recebe, entre 28 de setembro e 1 de outubro, a primeira edição do...

Universidade Sénior de Évora inicia ano letivo em novas instalações a 6 de outubro

A Universidade Sénior de Évora (USE) inicia, no dia 6 de outubro, o ano...

Reitor da Universidade de Évora espera alunos satisfeitos com ensino e anuncia “grande investimento” em engenharia aeroespacial

O reitor da Universidade de Évora, António Candeias, espera que os estudantes encontrem na...

Évora: Feira Anual de Azaruja regressa com quatro dias de música, gastronomia e tradição

A Feira Anual de Azaruja regressa entre 11 e 14 de setembro ao Largo...

Águas do Vale do Tejo lança concurso de 1,35M€ para reparar rede de água em sete concelhos do distrito de Évora

A Águas do Vale do Tejo lançou um concurso público, com um preço base...

Homem de 71 anos desaparecido em Évora encontrado inanimado perto da sua propriedade

Um homem de 71 anos, dado como desaparecido numa freguesia do concelho de Évora,...

Concentração em Évora exige mais controlo na entrada de vinho espanhol em Portugal

Cerca de 30 viticultores e vitivinicultores do Alentejo concentraram-se hoje em Évora contra a...

Congresso Internacional de Optometria realiza-se em Évora em março de 2027

O XXIX Congresso Internacional de Optometria e Contactologia vai decorrer entre 12 e 14...