A Universidade de Évora, no âmbito da sua candidatura aprovada ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), está a implementar protocolos para assegurar alojamento alternativo aos estudantes bolseiros durante o período de remodelação das suas residências estudantis.
Este esforço, conduzido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora (SASUÉ) ao longo de mais de um ano, resultou numa colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Évora para a criação de uma Residência Universitária com capacidade para acolher 33 estudantes.
Segundo João Nabais, Vice-Reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida na Universidade de Évora, «a Universidade de Évora investiu recursos humanos e financeiros na melhoria do espaço que era o antigo Lar Nossa Senhora da Visitação por forma a criar as condições necessárias ao alojamento dos estudantes». A nova residência deverá abrir dentro de algumas semanas.
Esta parceria é apenas uma das nove atualmente em vigor, que demonstram o compromisso da instituição em garantir o bem-estar dos seus estudantes e apoiar a sua formação académica e permanência na cidade de Évora. João Nabais sublinha ainda que «esta parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Évora é para a Universidade de Évora muito relevante pois permite aumentar a oferta de alojamento para os estudantes, minimizando o impacto do encerramento das residências durante as obras de renovação».
Maria José Graça, Diretora dos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora, confirma que o esforço para assegurar o alojamento estudantil tem sido contínuo desde março de 2024, com o apoio da Reitoria. «Os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora estão, desde março de 2024, com o apoio da Reitoria, a desenvolver parcerias que permitiram que todos os estudantes alojados em residências no início do ano letivo de 2024/2025 tenham alojamento garantido até à conclusão deste ano letivo», afirmou.
Em janeiro deste ano, Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, assinou, com a empresa Catronga e Filhos, o Auto de Consignação da empreitada para a renovação da Residência Bento Jesus Caraça, localizada na Avenida Dona Leonor de Oliveira Fernandes, que poderá acolher 25 estudantes. A obra é a primeira de várias previstas e deverá estar concluída em setembro deste ano, antes do início do ano letivo de 2025/2026.