A Universidade de Évora vai acolher, no próximo dia 27 de setembro, o espetáculo “Cinco Séculos 50 Anos: Uma Evocação da Universidade de Évora”.
O evento, que terá lugar no Claustro Principal do Colégio do Espírito Santo às 21h30, integra-se nas comemorações dos 50 anos da refundação da universidade e dos 45 anos da reativação da sua designação original.
Este espetáculo de videomapping, música e teatro é o culminar de um projeto transdisciplinar que envolve várias áreas científicas da Universidade de Évora, incluindo História, Património, Arquitetura, Artes Visuais, Design, Música, Teatro, Multimédia, Línguas e Literaturas. O evento contará com a participação de estudantes, docentes e funcionários da universidade, num esforço colaborativo que visa fortalecer o sentido de comunidade e pertença.
Antes da apresentação principal, às 21h00, o projeto “Rouge”, composto por Mário Marques (saxofone) e Gonçalo Pescada (acordeão), ambos docentes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, interpretará obras de compositores como Astor Piazzolla e Richard Galliano.
O espetáculo “Cinco Séculos 50 Anos” tem como objetivo não só celebrar a história da universidade, mas também promover a sustentabilidade social e inclusão, em linha com os objetivos da Aliança de Universidades Europeias EU GREEN. A produção artística e tecnológica deste evento visa ativar e valorizar o património edificado da universidade, aplicando uma metodologia inovadora que combina arte e tecnologia de vanguarda.
A iniciativa integra o programa comemorativo das efemérides da Universidade de Évora, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior, e as atividades culturais da EU GREEN.