A elefante Julie, identificada como a última elefante de circo em Portugal, já chegou ao Pangea Elephant Sanctuary, no Alentejo, tornando-se a primeira residente daquele espaço dedicado ao acolhimento de elefantes.
Depois de ter deixado África há quase 40 anos, Julie iniciou agora uma nova fase da sua vida num habitat natural, com acompanhamento especializado. Segundo a Pangea, a elefante está a explorar o novo espaço ao seu ritmo e já realizou os primeiros banhos de lama e de poeira.
A chegada ao santuário concretiza o processo de transferência anunciado anteriormente pela Pangea Trust e pelo Circo Víctor Hugo Cardinali, no âmbito de um acordo voluntário entre as duas entidades.
Julie é a primeira residente do santuário
O Pangea Elephant Sanctuary está localizado no Alentejo, entre os concelhos de Alandroal e Vila Viçosa, e foi concebido para acolher elefantes em vários hectares de habitat natural.
De acordo com a organização, Julie tem começado a aventurar-se por zonas mais afastadas do espaço, num processo de adaptação acompanhado por uma equipa especializada. A Pangea refere que a elefante está “a ganhar coragem a cada hora que passa”.
A instituição sublinha ainda que a chegada de Julie representa o momento para o qual trabalhou durante vários anos, com a construção de um santuário preparado para receber elefantes que necessitem de um novo destino.
Transferência resulta de acordo voluntário
A transferência de Julie resulta de uma operação conjunta entre a Pangea Trust e o Circo Víctor Hugo Cardinali, com o objetivo de assegurar condições adequadas ao bem-estar do animal.
Julie integrou o Circo Víctor Hugo Cardinali em 1988, depois de chegar a Portugal ainda jovem, proveniente do sul de África. A elefante foi retirada da atividade circense em 2024, ano em que entrou plenamente em vigor a legislação que proíbe a utilização de animais selvagens em espetáculos de circo.
Com a sua saída, Portugal deixou de ter animais selvagens em atividades circenses, concluindo a aplicação da legislação aprovada em 2018, que previa uma entrada em vigor faseada até 2024.
Novo capítulo no Alentejo
A chegada de Julie ao Pangea Elephant Sanctuary assinala também o arranque efetivo da atividade do espaço alentejano, que passa a ter a sua primeira residente.
A organização considera que este momento representa uma nova etapa para Julie e para outros elefantes na Europa que possam vir a necessitar de acolhimento em santuário.
No início de 2026, a Pangea já tinha apoiado a transferência de Sona, identificado como o último tigre de circo em Portugal.


















