Ucrânia: Bombeiros de Santiago do Cacém levam 50 toneladas de bens até à Polónia

Uma equipa dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém (Setúbal) partiu, na terça-feira, rumo à Polónia, onde irá entregar cerca de 50 toneladas de bens alimentares e medicamentos para ajudar o povo ucraniano, disse hoje fonte da corporação.

A missão de apoio humanitário começou “a ser preparada há cerca de duas semanas” em parceria com “uma associação ucraniana”, que tem um núcleo no concelho de Santiago do Cacém, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros, Pedro Torrão.

“A ideia inicial era apenas a recolha de bens alimentares, medicamentos e roupas junto da população para enviar para a Ucrânia”, explicou o responsável.

No entanto, a iniciativa acabou por ganhar outras dimensões, tendo a associação e a empresa TRACOGÀS disponibilizado “um semirreboque” e “um atrelado” para transportar “cerca de 50 toneladas” de material até à Polónia.

Ao volante do camião estão “o vice-presidente e um sócio da associação dos bombeiros de Santiago do Cacém que se voluntariaram para esta missão”, indicou.

A recolha de bens contou também com o apoio da ‘Litoral Alentejano Solidário’ e ‘Juntos Somos Mais Fortes’, duas organizações de apoio aos mais necessitados dos concelhos de Sines e Santiago do Cacém.

Ao todo “foram 26 paletes carregadas com aproximadamente 50 toneladas de material, principalmente, medicamentos e bens alimentares”, especificou o comandante.

De acordo com Pedro Torrão, os dois voluntários “começaram a viagem na terça-feira de madrugada” e, “se tudo correr bem”, têm chegada prevista para “a tarde desta sexta-feira junto à fronteira com a Ucrânia”.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 516 mortos e mais de 900 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Mais notícias

Entre o mar e a lagoa, este hotel alentejano acaba de receber uma distinção internacional

Entre a lagoa, o mar e a paisagem do litoral alentejano, o Amarello Hotel...

Utentes exigem reparação de troço da EN120 no concelho de Santiago do Cacém

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santiago do Cacém voltou...

GNR detém sete pessoas por permanência ilegal em Santiago do Cacém

A GNR deteve sete cidadãos estrangeiros, com idades entre os 20 e os 47...

MP acusa 13 arguidos por fraude com fundos europeus de valor superior a 16M€

O Ministério Público (MP) acusou sete pessoas e seis empresas de 44 crimes de...

Sines recebe Encontro da Engenharia no Alentejo a 10 e 11 de outubro

Sines recebe, nos dias 10 e 11 de outubro, o Encontro da Engenharia no...

ObservaLagunas 2026 regressa a Santo André com passeios e observação de aves

O ObservaLagunas regressa nos dias 17 e 18 de outubro ao Monte do Paio,...

Jovem de 18 anos detido com mais de 50 doses de canábis em Santo André (Santiago do Cacém)

Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR, esta terça-feira, 22 de setembro,...

Vila alentejana de Alvalade recua no tempo e mostra como se tratavam antigas maleitas

A vila de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, regressa aos tempos medievais,...

Bebé nasce de surpresa na Unidade de Saúde de Santo André

Um bebé nasceu na Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Santo André,...