Quinta-feira, Outubro 10, 2024

Turismo: Projeto artístico “Music Series” vai chegar ao Alentejo com concerto «piloto» em Beja

A Herdade da Malhadinha Nova, em Beja, vai receber, no dia 2 de outubro, às 18:30h, um concerto por Vasco Dantas & Mário Laginha Trio, com base nas obras de Chopin.

Trata-se de evento que colocou em colaboração a herdade, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e com produção da Algarve Music Series.

O concerto enquadra-se como «piloto» para implementar o projeto “Music Series” em andamento no Alentejo, segundo José Santos, presidente da ERT, em declarações a’ODigital.

«A ideia é criar outro projeto, mesmo já havendo outras iniciativas ligadas ao ‘Music Series’ no Alentejo, como em Avis», destacou o presidente.

Desta forma, e com o «potencial muito interessante» do Alentejo, pretende-se ter «um calendário que pode atravessar os meses de maior procura», já que nesses meses «precisamos de criar fatores lúdicos que cativem e que fixem os turistas ao território, explorando locais icónicos».

José Santos exemplificou ainda alguns dos locais que podem vir a ser explorados: «Um dia pode ser uma vinha no Baixo Alentejo ou no Alentejo Central ou no Alto Alentejo. No outro dia pode ser numa praia do Alqueva ou numa praia da Comporta. No outro dia pode ser numas ruínas, como São Cucufate na Vidigueira, ou na Ammaia em Marvão».

São estes «locais icónicos, carregados de simbolismo, história e beleza natural» que «têm potencial» e que serão aproveitados para «trazer artistas nacionais e internacionais» para espetáculos que prometem «atrair público à região».

Em relação ao “importar” esta ideia do Algarve, o presidente referiu que «temos de ter uma abrangência daquilo que se passa à nossa volta e reconhecemos o trabalho que tem sido feito».

São estas «sinergias» que terão de ser «rentabilizadas» como no caso de Avis, mas agora também em Beja: «Queremos descobrir e vamos trabalhar para isso».

«Obviamente que é importante termos um evento que vai criar ali um fator de animação, de entretenimento e de valorização do património do Alentejo, mas há aqui um objetivo, de médio prazo, que é sermos capazes de pôr de pé um festival que promova o Alentejo e a nossa hospitalidade, o nosso alojamento, a nossa restauração e estes locais fantásticos», adicionou ainda.

Em relação ao espetáculo, vai ser realizado na referida herdade, numa instalação «efémera» de palha, da autoria de Aires Mateus, sendo um evento «aberto ao público».

Mesmo que limitado a 250 bilhetes, será um momento de «tirar lições» para o futuro, segundo José Santos.

Os artistas vão «encantar-nos num cenário lindíssimo do Alentejo autêntico, com Chopin, música clássica», tentando chamar à atenção «para a importância e para o potencial do destino turístico».

«É um evento muito ligado à cultura da sustentabilidade e achamos que vai ser uma boa iniciativa, que vai obviamente promover Beja, o Baixo Alentejo e toda a região do Alentejo», complementou ainda o presidente.

Os bilhetes poderão ser adquiridos na BOL ou nas lojas FNAC e vão reverter para o Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Em nota de imprensa, a ERT revelou que esta primeira iniciativa tem um investimento de 14,5 mil euros, suportado pela própria entidade.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Quase 23% dos alunos de seis universidades em Portugal possui doença mental

Um estudo coordenado pela Universidade de Évora (UÉ) concluiu que quase 23% dos estudantes inquiridos em seis universidades portuguesas...