Quarta-feira, Setembro 11, 2024

Turismo: Presidente da ERT Alentejo quer reduzir «números da sazonalidade»

- Pub -

Após revelar a vontade de internacionalizar o destino “Alentejo” em grande entrevista a’ODigital, José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, pretende continuar a reduzir «número da sazonalidade».

Confessou que a taxa de sazonalidade está assente nos 38%, tendo reduzido 1,3% em 2023. Número que o presidente considera positivo, já que «reduziu ainda mais face a 2019».

«Números da sazonalidade têm reduzido, o que é bom», destacou, referindo ainda que «se se fizer um exercício de ir ver as estatísticas e fazer uma amostragem daquilo dos concelhos mais representativos, verificamos que há maiores crescimentos quase em todos os meses».

Segundo o presidente há, neste contexto, alguns pontos a destacar, como a «estagnação e até redução nalguns concelhos nos meses de verão» e ainda «um crescimento nos meses da chamada época baixa».

Em relação aos concelhos mais interiores, José Santos afirmou que, na «época baixa», «há crescimentos percentuais significativos».

«Apesar de tudo, este número é mais alto por pelo comportamento, e que é expressivo, em termos de número de camas do alojamento turístico a norte de Sines, nomeadamente da Península de Troia, que tem um grande número de camas e onde há uma taxa de sazonalidade muito elevada», sublinhou.

A sul de Sines, a sazonalidade «é mais esbatida», também devido «à questão do turismo ligado aos negócios, muito pelo polo industrial». Já no Alentejo Central, «a sazonalidade é inferior aos 38%».

«O esbater da sazonalidade é positivo, porque temos uma diluição das dormidas e uma menor concentração das dormidas nos meses de junho a setembro», atirou José Santos, referindo que «nos outros meses tem havido crescimentos percentuais superiores à concentração nesses meses».

Mais uma vez, o presidente utilizou o mercado norte-americano como exemplo, pois é «dos mercados menos sazonais».

«Há uma distribuição do cliente norte americano por todo o ano, o que tem ajudado muito a esbater a tal taxa de sazonalidade que referi», concluiu.

Pode ver aqui a entrevista completa com o Presidente da ERT Alentejo e Ribatejo.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Vila Viçosa: Calipofoliões promove espetáculo com Djs

No próximo domingo, 15 de setembro de 2024, Vila Viçosa recebe o evento "You Have the Courage to Begin...