InícioEconomiaTurismo: ERT Alentejo “discute”...

Turismo: ERT Alentejo “discute” linhas orientadoras do Plano de Atividades por toda a região

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo está a “viajar” por toda a região em reuniões para “discutir” as linhas orientadoras do Plano de Atividades.

José Santos, presidente da entidade, em declarações a’ODigital, sublinhou que esse é o «desejo, senão não serviria de muito», mesmo que já haja «ideias e eixos», mas estas reuniões servem «muito para criarmos ou enriquecermos o próprio programa».

«Estamos próximos dos nossos parceiros e há um trabalho de muita proximidade da entidade regional e os seus associados. Estas reuniões são muito importantes para alinharmos a nossa estratégia e para os nossos destinatários perceberem também quais são as nossas ações e projetos», acrescentou.

Mesmo que cada território tenha a sua «particularidade», o plano terá de «se moldar e de se adaptar às necessidades de cada região»: «É preciso ter respostas direcionadas».

«O Alentejo é uma região grande e o padrão de desenvolvimento turístico não é exatamente igual», referiu o presidente.

Ainda assim, José Santos destacou que há já um plano, «com o qual nos candidatamos para este mandato de cinco anos» e que essas linhas «estão muito ancoradas nesses pilares», referindo o «reforçar e modernizar a nossa imagem e a comunicação».

«As duas grandes linhas passam por aumentarmos o trabalho do marketing e procurarmos uma intervenção em toda a cadeia de valor do setor, desde a criação do produto até à formação dos recursos humanos», realçou.

Em relação à primeira reunião, em Évora, o presidente da entidade afirmou que «correu bem», pois foi «muito participada, com sugestões, comentários, críticas»: «É um exercício de construção e de partilha».

«Para nós é muito importante, porque nos permite alinhar melhor aquilo que são os nossos eixos de intervenção com a realidade», disse José Santos.

No entanto, destacou que há a «noção» que não é a «melhor altura do ano para reunir com os ‘stakeholders’ do setor, porque as empresas estão com mais trabalho em toda a fileira do turismo e há muitas férias das pessoas mais ligadas aos municípios».

«Foi o calendário possível», mas, ainda assim, teve a participação de 20 empresas e de seis municípios.

Mais notícias

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Um antigo moinho no Alentejo transformou-se num hotel sustentável e acaba de receber uma certificação internacional

Há cada vez mais hotéis a apostar na sustentabilidade, mas poucos conseguem fazê-lo preservando...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Fortaleza de Juromenha recebe noite de observação de estrelas a 24 de julho

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, vai receber uma sessão de observação...

Castelo de Noudar recebe noite de vinhos, gastronomia e observação do céu em Barrancos

O Castelo de Noudar, no concelho de Barrancos, recebe, no dia 18 de julho,...

Alentejo promove Évora 2027, vinhos e gastronomia em Nova Iorque

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) vai promover o destino em...

Turismo no Alentejo cresce acima da média nacional e regista uma das maiores subidas de dormidas em Portugal em 2025

O Alentejo foi uma das regiões do país que mais cresceu em número de...

Quinta da Asneira, em Montemor-o-Novo, integra rede Small Portuguese Hotels

A Quinta da Asneira, localizada em Montemor-o-Novo, passou a integrar a rede Small Portuguese...

Audiovisual ajuda a promover o Alentejo: José Manuel Santos destaca impacto de «Millennial Mal» na projeção da região

A apresentação da série luso-espanhola «Millennial Mal», realizada esta quarta-feira em Évora, serviu também...