Turismo do Alentejo / Ribatejo apresentou as novas linhas de comunicação do território (c/vídeo)

A Turismo do Alentejo / Ribatejo apresentou na tarde desta quinta-feira, 25 de junho, as novas linhas de comunicação dos dois destinos, compostas por várias peças adaptadas aos diferentes públicos, tanto do mercado nacional como internacional.

Com a assinatura “Alentejo Caiado de Fresco”, a nova linha da região Alentejo, desenvolvida pela McCann, tem quatro brochuras onde se destacam distintas ofertas, como o turismo ativo, o natureza ou o touring cultural e uma multimédia que congrega as diferentes ofertas disponíveis nos 47 municípios do território.

Focada nos distintos públicos alvo, a campanha aposta no pioneirismo em termos de comunicação, apresentando conteúdos e declinações da assinatura adequadas aos mercados emissores. Neste sentido, estão disponíveis 24 brochuras, editadas em oito idiomas – nomeadamente português, francês, alemão, espanhol, holandês, inglês do Reino Unido, inglês dos EUA e português do Brasil.

A nova linha “Alentejo Caiado de Fresco” inspirou ainda um vídeo promocional de 5 minutos, onde os turistas e visitantes são desafiados a deslocarem-se para conhecer as múltiplas ofertas de uma região plena de identidade.

Já a linha de comunicação “Ribatejo Viva a Festa”, desenvolvida pela empresa UnitedBy para os 11 municípios da Lezíria, resulta da confluência de alguns bens do destino, como o rio Tejo, as tradições, a cultura; a natureza ou o património.

Num total de 15 brochuras – onde se destaca o turismo ativo e de natureza e o touring cultural – e traduzida em cinco idiomas (português, francês, alemão, espanhol e inglês), à semelhança da estratégia desenvolvida para o Alentejo, a assinatura “Viva a Festa” apresenta também várias declinações em função dos diferentes mercados estrangeiros.

A nova marca está igualmente presente nos folhetos concelhios e num spot promocional que, nas versões português e inglês e intitulado “Campo de Visão” comunica a Lezíria, a sua planura, o turismo de natureza e náutico, o património, a gastronomia e vinhos e os vários eventos ribatejanos.

Os diferentes materiais em papel das novas linhas de comunicação do Alentejo e do Ribatejo estão disponíveis nos postos de turismo dos 58 municípios do território, mas também online, no novos websites dos destinos, em www.visitalentejo.pt  e  www.visitribatejo.pt, cuja apresentação decorreu também esta quarta-feira.

Recorde-se que, lançadas na passada semana, as novas plataformas estão disponíveis em português e em mais quatro idiomas estrangeiros, nomeadamente inglês, espanhol, francês e alemão, e podem ser consultadas pelos utilizadores quer na versão mobile quer desktop. Inspiradas nas novas linhas de comunicação “Alentejo Caiado de Fresco” e “Ribatejo Viva a Festa”, apresentam um design atual e uma navegação bastante user friendly, na ótica internauta.

Tanto os novos sites como as novas marcas de comunicação resultaram de um trabalho conjunto entre a Entidade Regional de Turismo e a Agência Regional de Promoção Turística.