Transição Energética na Habitação: entre a urgência social e a meta climática

A transição energética na habitação não é apenas uma questão ambiental — é também uma necessidade social e uma oportunidade económica.

Portugal enfrenta dois grandes desafios ao mesmo tempo: a crise na habitação e as alterações climáticas. Segundo o INE (2023), 21% da população não tem dinheiro para aquecer a casa no inverno; 29% vive em casas com problemas como humidade ou janelas degradadas; e 38% sofre com o calor no verão.

Ao mesmo tempo, a nova diretiva europeia (2024/1275) obriga os países a reduzir o consumo de energia nas habitações em 16% até 2030. Mas como cumprir este objetivo quando muitas casas são antigas, desconfortáveis e energeticamente ineficientes?

Muitas famílias não têm capacidade financeira para fazer obras de reabilitação. E mesmo quem pode investir, muitas vezes sente-se perdido perante a complexidade do mercado de energia e da informação disponível.

Para ajudar a resolver este e outros problemas ao financiamento da transição energética, foram criados Grupos de Trabalho para diversos setores, no âmbito do projeto RAISE-PT. No setor habitacional, foi criado o Grupo de Trabalho sobre Transição Energética na Habitação. A DECO tem um papel central na coordenação deste grupo, que junta entidades públicas, privadas, académicas e da sociedade civil.

No primeiro ano do projeto, este grupo identificou vários obstáculos: dificuldades financeiras, burocracias, falta de informação acessível e pouca literacia energética. Tudo isto dificulta o investimento em soluções de eficiência energética e energias renováveis — essenciais para um futuro mais sustentável.

Como resposta, foi elaborado um Policy Brief que propõe medidas fiscais, financeiras e legais para combater a pobreza energética e garantir uma transição justa. Defende-se que todos os cidadãos devem ter direito a viver em casas confortáveis e energeticamente eficientes, independentemente da sua situação económica.

A transição energética na habitação não pode esperar. Precisa de começar já, com ações concretas nas casas onde as pessoas vivem, sobretudo naquelas onde ainda reina o desconforto e a exclusão.

Se trabalha ou tem interesse na área da transição energética, participe no RAISE: faça parte de um dos Grupos de Trabalho ou envolva-se nos eventos que o projeto realiza.

Saiba mais: https://www.raise.investeenergia.pt/habitacao .

Mais notícias

A primeira Presidência Portuguesa das Comunidades Europeias

O exercício da primeira presidência portuguesa do Conselho das Comunidades Europeias, constitui um observatório...

O Estado não lucra 1 cêntimo com Ormuz

A guerra no Estreito de Ormuz é um conflito sério e que atinge Portugal...

A visão para Orquestra Regional do Alentejo

Como é público, exerci durante um ano funções de adjunto político no Ministério da...

Pax pública e pax política

Alguns partidos que compõem a política portuguesa têm habituado o país de que a...

As vozes como eco das palavras

António Lobo Antunes morreu este ano, mas hoje, faz 84 anos que nasceu. E, como...

Pressure no dia D

Fui ver o filme sobre o homem que ajudou a decidir, através da meteorologia,...

A qualidade também pode excluir

Há ideias contra as quais é difícil argumentar. A qualidade no Ensino Superior é...

De 29 a 31 de Julho de 1808 fomos para o Maneta

A Batalha de Évora de 29 de julho de 1808 constitui um dos episódios...

Estágios Blue Book: a tua oportunidade europeia

Os estágios são uma parte insubstituível do percurso de formação e educação para o...