InícioÚltimasTrabalhos preparatórios já decorrem...

Trabalhos preparatórios já decorrem para novo posto da GNR em Vila Viçosa

Os trabalhos preparatórios para a construção do novo posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Viçosa já estão em curso, com a realização de sondagens geológicas no terreno localizado na zona oeste da vila, junto à área inicialmente prevista para o equipamento.

A informação foi confirmada ao Jornal ODigital.pt pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, que explicou que os trabalhos atualmente visíveis no local correspondem a estudos técnicos indispensáveis para adaptar o projeto às características do solo.

Segundo o autarca, «as sondagens são para perceber como é que é o terreno», recordando que aquela zona já apresentou problemas no passado, nomeadamente durante uma tentativa de construção de uma biblioteca municipal.

De acordo com Inácio Esperança, o objetivo passa por evitar constrangimentos futuros na execução da obra. «Chegou-se à conclusão que aquilo era um mar de água. Nós não queremos ser apanhados de surpresa», afirmou, sublinhando que o projeto de arquitetura está concluído e que todas as especialidades se encontram prontas, à exceção da estrutura.

Essa componente, explicou, depende diretamente dos resultados das sondagens em curso. «É necessário adaptar a estrutura do edifício ao terreno», referiu, acrescentando que estão a ser realizadas perfurações por rotação para permitir ao projetista definir a solução técnica mais adequada, que poderá passar por diferentes tipos de fundações.

Apesar das incertezas quanto à solução estrutural a adotar, o presidente da Câmara garantiu que o processo está preparado para avançar assim que estejam reunidas as condições administrativas. «Estamos à espera só de assinar o contrato administrativo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna», afirmou, manifestando a expectativa de que a construção do quartel possa iniciar-se no próximo ano.

O autarca revelou ainda que o município já investiu cerca de 70 mil euros no processo, incluindo a aquisição do terreno, a elaboração do projeto e os estudos técnicos. «As sondagens rondam os cinco mil euros, precisamente para não termos surpresas e para iniciarmos a obra logo que o contrato seja assinado», concluiu.

Mais notícias

Prisão preventiva para um dos 11 suspeitos de tráfico de droga em Beja e Castro Verde

Um dos 11 arguidos detidos pela GNR nos concelhos de Beja e Castro Verde...

Detido suspeito de abusar sexualmente e maltratar jovem de 16 anos em Redondo

Um homem de 25 anos foi detido e ficou em prisão preventiva por suspeitas...

Vila Viçosa recebe concerto ao ar livre com guitolão e contrabaixo nos Jardins do Paço Ducal

Os Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa vão receber, no próximo dia 31...

Há um curso de cavaquinho gratuito para maiores de 60 anos em Vila Viçosa

O projeto “Laços de Sabedoria – CLDS 5G”, promovido pela Fundação UNITATE, vai realizar,...

“Refúgio dos Gigantes”: Comunidade escolar de Vila Viçosa escolhe nome para entrada do Santuário de Elefantes

A entrada principal do Santuário de Elefantes, localizado entre os concelhos de Vila Viçosa...

Alto Alentejo: Projeto eGuard apresentado aos municípios para reforçar apoio a pessoas vulneráveis

O projeto eGuard, um sistema de teleassistência e monitorização dirigido a pessoas vulneráveis, foi...

GNR detetou este ano mais de 4.000 infrações relacionadas com pneus

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou entre 01 de janeiro e 15 de junho...

Grupo Pró-Évora alerta que novas zonas para centrais solares podem alterar “radicalmente” a paisagem de Évora

O Grupo Pró-Évora considera que a eventual classificação da zona norte do concelho de...

Morte de bufo-real em Chança (Alter do Chão): Cidadão acusa SEPNA de “inércia ou incompetência”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o resgate de um bufo-real no concelho de...