Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
Pub

TotalEnergies constrói central solar em Nisa num investimento de 100 M€

- Publicidade -
- Publicidade -

A TotalEnergies vai investir 100 milhões de euros na construção de uma central solar, em Nisa (Portalegre), com capacidade instalada de 128 ´megawatts` (MW) e produção anual prevista de 234 ´gigawatts` hora (GWh), disse hoje fonte da empresa.

Em resposta à agência Lusa, fonte da TotalEnergies avançou que o investimento na Central Solar de Falagueira será de 100 milhões de euros.

A central solar vai começar a ser construída numa área de 230 hectares, a partir de 2023, acrescentou.

Em comunicado hoje divulgado, a TotalEnergies salienta ainda que este é o “maior investimento” em energias renováveis feito naquela região, com uma produção de energia elétrica suficiente para “suprir 16 vezes” o consumo doméstico do concelho de Nisa.

A empresa, que espera que o projeto esteja concluído em 2024, sublinha que, com a capacidade a instalar e a respetiva produção anual, a central vai permitir evitar a emissão para a atmosfera de “cerca de 31.000 toneladas” de dióxido de carbono (CO2).

“Este projeto já obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável pela Agência Portuguesa do Ambiente e Licença de Produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)”, pode ler-se no documento.

De acordo com os promotores do projeto, “encontra-se a decorrer” o licenciamento camarário, sendo este o “último passo” que permitirá a construção da Central Solar da Falagueira.

“Para além da considerável mais-valia ambiental e contribuição para a segurança energética do concelho e do país, é de salientar a enorme contrapartida financeira que permitirá ao município um encaixe na ordem dos 1,3 milhões de euros, a serem canalizados para benefício do concelho”, sublinham ainda no comunicado.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Corpo de jovem em estado de decomposição encontrado no rio Mira em Odemira

O corpo de um jovem de 20 anos em adiantado estado de decomposição foi encontrado hoje no rio Mira, no concelho de Odemira, distrito...

Redondo: Biblioteca Municipal mostra o “Carnaval através dos Tempos”

A Biblioteca Municipal de Redondo tem patente, até dia 28 de fevereiro a exposição documental e fotográfica "Carnaval através dos Tempos". Nesta exposição mostra o...