Torrão: Junta de freguesia realiza “Dias Abertos Por Terras de Bernardim” para promover a diversidade cultural

Torrão

Tal como demos conta, está a decorrer na localidade do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, o projeto “Por Terras de Bernardim” que pretende valorizar o território envolvendo toda a comunidade.

No âmbito deste projeto, decorrerá nos dias 12 e 13 de junho, o evento “Dias Abertos Por Terras de Bernardim” organizado pela Junta de Freguesia do Torrão (Alentejo).

Trata-se de um evento de cariz turístico, que tem como principal objetivo mostrar a cultura alentejana e o que de melhor a freguesia do Alentejo tem para oferecer.

Esta será uma oportunidade para experimentar a diversidade cultural e natural do Alentejo com mostra de produtos regionais (bordados alentejanos, mel, azeite, doçaria); visita às hortas tradicionais; canoagem na barragem de Vale do Gaio; passeio pedestre com o Torrão à vista; prova de vinho em Herdades; ateliers de doçaria; concerto da Banda Filarmónica; atelier de pintura mural; e passeio pela freguesia do Torrão em 4L.

Para além deste catálogo de actividades entre a vila, o rio Xarrama e o património natural do Torrão, oferta de visitas guiadas ao património da vila conduzidas pelos jovens torranenses: as crianças do 1º e 2º Ciclo do Torrão serão os cicerones de diversos itinerários pelo património cultural da vila de Torrão, sublinhando que este é um território também feito de juventude.

Finalmente, em som de fundo durante todo o do fim-de-semana, a edição especialíssima da Rádio “#Tamos aqui – ao teu lado, em todo o lado” criada pelos jovens adolescentes do Torrão durante a pandemia e que fará, durante estes Dias Abertos, directos das actividades, rubricas radiofónicas criadas propositadamente para estes Dias Abertos, reforçando uma programação feita sobretudo com as pessoas da comunidade torranense e cobrindo todas as gerações.

Fique de seguida com o programa completo: