Testagem aos trabalhadores dos lares do Baixo Alentejo garantida até março de 2021

Testes no Baixo Alentejo

Conforme noticiámos, os Secretários de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, reuniram, esta sexta-feira, com os autarcas do Baixo Alentejo e com representantes da Saúde, Segurança Social e Proteção Civil Distrital.

Nesta reunião foi feito um ponto de situação sobre a evolução da pandemia Covid19 no distrito de Beja e os recursos que o SNS dispõe para atuar neste contexto pandémicos, bem como foi feita uma apresentação por parte do Presidente do ABC – Algarve Biomedical Center (Dr. Nuno Marques) sobre o trabalho realizado por este Centro, nomeadamente no Baixo Alentejo, em estreita parceria com a CIMBAL e os seus municípios.

Nesta reunião foi ainda dada a garantia de que vai prolongar-se até março de 2021, o Programa de Testagem dos colaboradores das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas do Baixo Alentejo, pelo Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve – Algarve Biomedical Center, que instalou um Centro de Recolha de amostras para a realização de testes de despistagem de SARS-CoV-2 no Pavilhão Institucional do Parque de Feiras e Exposições de Beja.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Beja tem apoiado a operacionalização deste Centro de Recolha, que funciona todas as quintas-feiras, com uma média de 300 testes por dia.

Este programa é um projeto de parceria alargada, que conta com a CIMBAL, o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Autoridade de Saúde, as Comissões Distrital e Municipais de Proteção Civil e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.