Terena: Este ano imagem de Nossa Senhora da Boa Nova vai ao encontro da população

Depois de no ano passado a Festa dos Prazeres, em Terena (Alandroal), se terem realizado de uma forma diferente, devido à pandemia, este ano esta tradição volta a realizar-se num outro formato.

A Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova anuncia que irão decorrer, nos dias 10, 11 e 12 de abril, as tradicionais e seculares Festividades em honra de Nossa Senhora da Boa Nova.

De acordo com a informação disponibilizada, este ano decorrerão apenas as celebrações religiosas, ainda que devidamente adaptadas à situação pandémica. Para além das celebrações litúrgicas que terão lugar no Santuário e na Igreja Matriz de Terena, a data será assinalada com uma inédita peregrinação automóvel da imagem de Nossa Senhora pelo concelho e ainda pela localidade de Foros da Fonte Seca que, ainda que pertencente ao vizinho concelho de Redondo, mantém uma ligação muito próxima e regular com este Santuário.

Segundo a Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, “esta é também uma forma de levar um pouco de esperança e alento às pessoas, uma vez que o ano passado já não foi possível celebrar a Festa. Desta forma, não podendo as pessoas deslocar-se a Terena, será a imagem de Nossa Senhora que irá ao encontro das populações, sendo um gesto simbólico da Mãe que vai ao encontro dos seus filhos.

Do programa, destacam-se, no domingo, dia 11 de abril, a celebração da Eucaristia no Santuário, às 11 horas, transmitida em direto pela Rádio Renascença (durante a qual será transmitida uma mensagem do Exmo. E Revmo. Senhor Arcebispo de Évora, que não pode estar presente) e a procissão automóvel com a imagem de Nossa Senhora, que deixará o Santuário ao por do sol (hora da tão emotiva procissão do Encontro), em direção a Terena. Após uma visita ao Lar da Associação de Proteção aos Idosos da Freguesia de Terena, o cortejo terminará na Igreja Matriz, com a recitação do Terço no adro, transmitido por sistema de altifalantes para toda a vila. Na segunda-feira, dia 12, Feriado Municipal, decorrerá a Peregrinação de Nossa Senhora pelo concelho, destacando-se a passagem pelos lares e pelo quartel dos Bombeiros Voluntários), terminando com a celebração solene da Eucaristia no Santuário. Oportunamente será anunciado o itinerário da imagem.

As Eucaristias e o Terço serão transmitidos na página de Facebook “Confraria Boa Nova”, chegando assim a todos os que, estando longe, se queiram unir a estas celebrações.

Para além destes atos, o Santuário estará aberto para oração individual, nos dias 10 e 11 de abril, sendo imperiosamente necessário cumprir todas as regras de segurança em vigor.

A Confraria apela a que “as pessoas assinalem a passagem da imagem pelas suas ruas e localidades, adornando as casas com flores, velas ou colchas, saudando a passagem de Nossa Senhora.

É ainda pedido que “ninguém se associe, com o seu veículo, ao cortejo automóvel e que aguardem a passagem da imagem nas suas casas, ou nos lugares convenientes, desde que sejam rigorosamente cumpridas as normas de segurança e distanciamento social”, acrescentando também que “se tenha o máximo de prudência na participação dos atos litúrgicos dentro do Santuário, atendendo a que existe lotação limitada, deve ser dada prioridade às pessoas residentes nas imediações. A visita ao Santuário deverá ser preferencialmente realizada durante o horário destinado à oração pessoal, seguindo as indicações dos Irmãos da Confraria.

O programa completo das festividades pode ser consultado na página de Facebook da Confraria Boa Nova, sendo que poderá ser alterado por motivos alheios à Confraria.

De salientar ainda que, estas festas são uma realização conjunta da Paróquia de São Pedro de Terena e da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova.

Fique de seguida com o programa: