Tempo instável no período da Páscoa

Estado do tempo

Depois de uma quinta-feira com alguma chuva, o período da Páscoa será de alguma instabilidade, em especial no domingo.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “o estado do tempo nos próximos dias será condicionado por uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica, em deslocamento para leste/nordeste, e uma crista anticiclónica localizada a oeste do Continente em direção à Madeira, que se deverá intensificar neste período.”

Assim, prevê-se para sexta-feira e sábado “períodos de céu muito nublado e a ocorrência de aguaceiros, em especial no interior das regiões Norte e Centro e durante a tarde, podendo ser acompanhados de trovoada”, refere o IPMA. Para estes dias o vento será do quadrante oeste fraco a moderado, rodando para o quadrante norte a partir da tarde de sexta-feira, e sendo por vezes forte nas terras altas a partir do final da tarde de sábado, dia 3. Espera-se ainda uma descida de temperatura no dia 2 e uma pequena subida da máxima no dia 3.

Para domingo, dia 4, o IPMA prevê-se “céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões Centro e Sul durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada. O vento continua do quadrante norte fraco a moderado, soprando por vezes forte do quadrante leste nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã. A temperatura mínima deverá descer no interior Norte e Centro. A temperatura máxima deverá subir no litoral Centro e na região Sul, variando entre 20 e 24ºC.”