Tem uma televisão avariada? Não a coloque no lixo! Saiba o que lhe fazer

Televisão

A sua televisão avariou de vez ou por acaso ainda funciona, mas está a pensar substituí-la? Agradeça-lhe as horas de informação e de entretenimento e dê-lhe um destino sustentável. Nós dizemos-lhe como e onde!

A televisão ainda funciona

Se o seu televisor ainda funciona, mas ou porque vai substitui-la ou até porque decidiu não ter televisão, o melhor destino que lhe pode dar é a solidariedade. Pode oferecê-lo a alguém que conheça ou pode contactar uma instituição, cujos utentes certamente desfrutarão dos programas que os vários canais oferecem diariamente.

A televisão está avariada

Se já não dá qualquer sinal de vida e arranjá-la fica tão caro que não compensa o investimento, então tem mesmo de se descartar dela. Mas, atenção: no lixo, não!

Não a coloque no chão junto do contentor de resíduos: é que vai criar poluição visual e abrir a porta a que outros objetos ali sejam depositados – em pouco tempo, haverá uma lixeira a céu aberto…  Além disso, se não for recolhida, a televisão vai acabar por se deteriorar e deixar escapar alguns dos materiais que a compõem – o maior risco vem dos metais: é o caso do chumbo, nocivo para o ambiente.

Solução mais sustentável

Felizmente, há várias soluções para que esta história tenha um final feliz.

Muitas câmaras municipais têm serviços de recolha de monos, que podemos utilizar, por exemplo, quando mudamos de casa e temos móveis que não queremos levar para o novo lar. É o caso dos eletrodomésticos e os televisores não ficam de fora. Este serviço é gratuito, mas precisa ser agendado: por isso, só se coloca o aparelho na rua no dia e hora combinados.

Se a ideia é comprar o último grito em tecnologia, saiba que muitos fabricantes e muitas lojas têm campanhas de retoma, isto é, aceitam aparelhos antigos para a troca. No momento da entrega do novo equipamento, recolhem o velho, sendo que também há a possibilidade de entrega em loja. Depois, o televisor é desmantelado e os componentes recicláveis são… reciclados.

E, por falar em reciclagem, também pode recorrer aos centros de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). São locais especializados para acolher estes aparelhos e vão receber o seu televisor de braços abertos. Para saber onde se encontra o centro mais próximo pode descarregar a aplicação WasteApp ou consultar o respetivo site.

Com estas alternativas, já pode descartar-se do seu televisor antigo e desfrutar do novo com a certeza de que o ambiente vai estar salvaguardado.

Fonte: Recicla