Tem ideias inovadoras para a utilização da cortiça? Este concurso é para si

A EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, organiza a quarta edição da iniciativa “Montado de Sobro e Cortiça – Concurso de Ideias e Criatividade”, com o objetivo de incentivar o estímulo da criatividade e do empreendedorismo no território PROVERE e promover a integração e capitalização dos recursos endógenos no tecido económico existente e potencial da região.

O concurso destaca as melhores ideias de negócio em quatro categorias distintas: Turismo e Visitação, Floresta e Agroalimentar, Design e Novos Produtos da Cortiça, e Moda.

Além de ter como foco a promoção e valorização do Montado de Sobro e Cortiça, a iniciativa pretende obter propostas originais, criativas, inovadoras e exequíveis, que sejam suscetíveis de dar origem a novos produtos ou serviços.

Os interessados podem submeter as suas candidaturas no decorrer do mês de abril: até 13 de abril para a categoria de Moda e até 26 de abril para as restantes categorias. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de apresentar a sua ideia perante um júri constituído por entidades convidadas pela EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”.

Após a fase de concurso, são eleitos os finalistas em cada categoria. Na categoria Moda, a fase de seleção termina a 20 de abril, para que os candidatos possam produzir os seus coordenados, a apresentar em passerelle no “Coruche Fashion Cork”, em data a anunciar. Já nas restantes categorias – Turismo e Visitação, Floresta e Agroalimentar, e Design e Novos Produtos da Cortiça – esta fase estende-se até 14 de maio, decorrendo a apresentação final dos projetos a 18 de junho, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Devido à situação atual, as datas do concurso poderão ser ajustadas e a apresentação da edição de Moda poderá ocorrer digitalmente.

Mais informações disponíveis no website do Montado de Sobro e Cortiça.

Mais notícias

Alcáçovas recebe exposição sobre a tiragem da cortiça até dezembro

A exposição "A tiragem da cortiça: antes e depois" é inaugurada esta sexta-feira, 2...

APCOR leva cortiça portuguesa a Nova Iorque em campanha internacional: “É um produto que precisa de ser explicado”

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) levou a cortiça portuguesa a Times Square, em...

Artesãos do Alentejo e Ribatejo mostram saberes tradicionais na FIA Lisboa

A presença do Alentejo e Ribatejo na FIA Lisboa 2026 continua a dar destaque...

Venda de cortiça em Santiago do Cacém pode render pelo menos 126 mil euros à CCDR Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo) prevê receber...

GNR identifica suspeito por furto de 420 quilos de cortiça em Mora

A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou, no dia 2 de maio, um homem de...

Exportações portuguesas de cortiça atingem 1,1 mil milhões de euros em 2025

As exportações portuguesas de cortiça atingiram, em 2025, cerca de 148 mil toneladas, correspondendo...

Coruche assinala quatro anos da inscrição da tiragem da cortiça como património imaterial

A Câmara de Coruche celebra no sábado, 29 de novembro, quatro anos da inscrição...

Campanha de Cortiça 2025 regista quebra de 15% na produção, segundo a Filcork

A Filcork divulgou os resultados da campanha de extração de cortiça de 2025. A...

Portel recebe seminário sobre montado e cortiça no dia 27 de novembro

O Auditório Municipal de Portel recebe, no dia 27 de novembro, o seminário «Montado...