Teatro Só lança programa para “desassossegar” cultura em Odemira

O Teatro Só lança, no domingo, o programa cultural “Desassossega”, que vai dinamizar até janeiro de 2024 no concelho de Odemira, distrito de Beja, para “valorizar as tradições e as novas contemporaneidades”.

A iniciativa, que tem a Câmara de Odemira como parceira estratégica e financiamento assegurado pela Direção-Geral das Artes, “surge da necessidade de criar novos centros de acesso à cultura e à fruição das artes”, explicou a companhia, em comunicado enviado à agência Lusa.

O projeto foi “desenhado com o cuidado de envolver ativamente as comunidades, valorizando as tradições e as novas contemporaneidades que compõem a região”, tendo a “paisagem e memória como mote”, acrescenta o Teatro Só, que tem sede em Odemira e Berlim (Alemanha).

A programação cultural “Desassossega” arranca domingo, no mercado municipal de Odemira, que entre as 13:00 e as 20:00 vai receber um “Mercado de Artistas”, com exposição e venda de obras de artistas plásticos locais.

A iniciativa contará ainda com a atuação do contador de histórias Jorge Serafim, que apresentará “Contopias”, e do Grupo Coral Infantil de Odemira, além dos espetáculos de marionetas “François Blanc”, pelo holandês Steven Luca, e de circo-mastro chinês “Une Partie de Soi”, da companhia O Último Momento.

Já Guilherme Ferreira apresentará o espetáculo de estátua viva “Cantor Romântico”, Jean Philippe Kikolas dará a conhecer o espetáculo de circo e humor “Sin Remite”, Cristina Casadio & Stefan Sing apresentam o espetáculo de dança “Tangram” e grupo Soul Beat interpretará danças tradicionais do Nepal.

A programação do “Desassossega” continua, a 12 de novembro, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com a companhia Kulu Orr a apresentar em palco o espetáculo de circo, música, humor e tecnologia “Control Freak”.

A par dos espetáculos, a 13 e 14 de outubro está prevista uma ação de formação sobre gestão e produção de projetos culturais e artísticos, com Joana Ferreira e Manuel Henriques, que vai decorrer na biblioteca municipal.

Entre os dias 03 a 05 de novembro terá lugar uma oficina sobre teatro em espaço público, com formadores do Teatro Só.

O programa cultural “Desassossega” inclui também o projeto artístico com a comunidade “Vereda”, que entre os dias 02 e 09 de dezembro vai desenvolver, no espaço CRIAR, em Odemira, a ação “Escuta – Sons que desenham paisagem”, com direção artística de Nuno Torres.

Finalmente, de 26 a 28 de janeiro, o cineteatro Camacho Costa receberá a apresentação da produção “Sou eu?!”, com direção artística de Sérgio Fernandes e que resulta de uma parceria do Teatro Só com a Associação de Paralisia Cerebral de Odemira.

Mais notícias

Águas Públicas do Alentejo lança concurso de 700 mil€ para reforçar tratamento de água na ETA de Almograve

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) lançou um concurso público, com um preço base...

Nova Bienal de Arte e Ciência quer afirmar Odemira como espaço de criação

A primeira edição da Bienal de Arte e Ciência de Odemira (BO) vai decorrer...

Odemira: Homem de 52 anos detido pela PJ por suspeitas de violação de mulher que caminhava numa estrada

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 52 anos por suspeitas da prática...

MP acusa 13 arguidos por fraude com fundos europeus de valor superior a 16M€

O Ministério Público (MP) acusou sete pessoas e seis empresas de 44 crimes de...

Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Odemira a caminho do Hospital de Beja

Um menino nasceu na madrugada de domingo, 27 de setembro, numa ambulância dos Bombeiros...

Eduardo Madeira apresenta “Grande Entre os Assassinos” em Portel a 3 de outubro

O humorista, ator e argumentista Eduardo Madeira apresenta o espetáculo "Grande Entre os Assassinos"...

Odemira mostra projetos premiados em novo ciclo «Arquitetura pelo Alentejo»

Dois projetos de reabilitação em Odemira distinguidos no Prémio Arquitetura no Alentejo 2025 vão...

Quercus defende revisão do projeto do Parque Eólico do Mira no Alentejo

A Quercus deu parecer desfavorável à instalação de 22 aerogeradores de grande porte nos...

Incêndios: Fogo em Odemira com duas frentes ativas e mais de 340 operacionais

Mais de 340 operacionais estão a combater o incêndio em mato e sobreiros que...