O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) vai ter patente ao público, entre 27 de abril e 13 de junho, uma exposição de colchas em Bordado de Castelo Branco e de Tapeçarias de Portalegre.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco refere que a exposição “PONTOS.PT”, reúne no CCCCB, colchas em Bordado de Castelo Branco e Tapeçarias de Portalegre.
Citado no documento, o presidente do município, José Augusto Alves, afirma que a tapeçaria de Portalegre “é mais uma forma de arte belíssima que vem engrandecer em muito esta exposição“.
“Castelo Branco é um concelho repleto de história e tradições que sobrevivem ao longo dos séculos e que nos orgulhamos de promover. As nossas colchas são desenhos bordados com fio de seda natural e existem desde do século XVI, são verdadeiros tesouros que nos orgulhamos de ter nesta exposição“, refere o autarca.
A exposição “PONTOS.PT” apresenta uma evolução histórica do Bordado de Castelo Branco, desde a sua produção, no século XVII, à atualidade.
Nesta mostra é possível ver exemplares dos séculos XVII e XVIII, mas também peças mais modernas, consolidadas no novo fabrico de colchas, relançado entre 1939 e 1940.
O Bordado de Castelo Branco está certificado desde 2018, depois de, dois anos antes, a Comissão para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais ter dado parecer favorável ao pedido de registo de produção tradicional do bordado, no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.
A exposição integra o projeto REDES1234.con, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e tem como curadoras Ana Pires (Bordado de Castelo Branco) e Vera Fino (Tapeçarias de Portalegre).