Domingo, Dezembro 4, 2022
Pub

Tapeçarias de Portalegre em exposição no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

- Publicidade -
- Publicidade -

Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) vai ter patente ao público, entre 27 de abril e 13 de junho, uma exposição de colchas em Bordado de Castelo Branco e de Tapeçarias de Portalegre.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco refere que a exposição “PONTOS.PT”, reúne no CCCCB, colchas em Bordado de Castelo Branco e Tapeçarias de Portalegre.

Citado no documento, o presidente do município, José Augusto Alves, afirma que a tapeçaria de Portalegre “é mais uma forma de arte belíssima que vem engrandecer em muito esta exposição“.

Castelo Branco é um concelho repleto de história e tradições que sobrevivem ao longo dos séculos e que nos orgulhamos de promover. As nossas colchas são desenhos bordados com fio de seda natural e existem desde do século XVI, são verdadeiros tesouros que nos orgulhamos de ter nesta exposição“, refere o autarca.

A exposição “PONTOS.PT” apresenta uma evolução histórica do Bordado de Castelo Branco, desde a sua produção, no século XVII, à atualidade.

Nesta mostra é possível ver exemplares dos séculos XVII e XVIII, mas também peças mais modernas, consolidadas no novo fabrico de colchas, relançado entre 1939 e 1940.

O Bordado de Castelo Branco está certificado desde 2018, depois de, dois anos antes, a Comissão para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais ter dado parecer favorável ao pedido de registo de produção tradicional do bordado, no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

A exposição integra o projeto REDES1234.con, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e tem como curadoras Ana Pires (Bordado de Castelo Branco) e Vera Fino (Tapeçarias de Portalegre).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Mértola: Presépio “Do lixo faço arte” já pode ser visitado

A Câmara Municipal de Mértola, em colaboração com a Casa do Povo de Santana de Cambas promovem o presépio “Do Lixo Faço Arte”, da...

A Universidade de Évora associa-se às comemorações do centenário do nascimento de José Saramago

Em 2022, completam-se 100 anos do nascimento de José Saramago, único prémio Nobel de língua portuguesa, doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora com...