InícioAgriculturaSuinicultores obrigados a declarar...

Suinicultores obrigados a declarar porcos em agosto

Os suinicultores estão obrigados a voltar a declarar os seus porcos em agosto, uma medida para controlar a doença de Aujeszky, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Normalmente, os porcos são declarados em abril, agosto e dezembro.

“Durante o mês de agosto, decorre mais um período obrigatório de Declarações de Existências de Suínos (DES)”, lembrou, em comunicado, a DGAV.

As declarações podem ser efetuadas pelo operador no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), nos departamentos dos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais ou nas organizações de agricultores protocoladas com o IFAP.

Caso não cumpram esta medida, os suinicultores ficam sujeitos a penalizações, como a não emissão pelo operador de guias de trânsito de suínos para vida, através do iDigital, até que seja regularizada a situação.

Esta medida sanitária destina-se a controlar a doença de Aujeszky.

O vírus, que afeta o sistema respiratório e reprodutor dos porcos, pode também ser transmitido, através dos suínos, a outros animais.

Mais notícias

Produtores pecuários exigem “equidade” nas ajudas contra a “língua azul”

Oito organizações de produtores para a sanidade animal de todo o país exigiram ao...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Ass. de Beneficiários do Mira lança concurso de 200 mil euros para projeto de estabilização do Canal Condutor Geral

A Associação de Beneficiários do Mira (ABM) lançou um concurso público, com um preço...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos nos dias 24 e 25 de junho

Ourique volta a receber, nos dias 24 e 25 de junho, as Jornadas Técnicas...

Universidade de Évora integra projeto europeu que cria plataforma para ensino da suinicultura: “Não substitui o campo”

A Universidade de Évora integra um projeto europeu que está a desenvolver uma plataforma...

Dois produtores do Alentejo distinguidos pela WWF por boas práticas florestais

Dois produtores florestais do Alentejo foram distinguidos pela WWF Portugal no âmbito do projeto...

Feira do Campo Alentejano mostra potencialidades do concelho de Aljustrel

Música, cante alentejano e uma mostra de produtos tradicionais são alguns dos destaques da...

Évora recebe pela primeira vez curso que liga biotecnologia aos desafios da agricultura mediterrânica

A Universidade de Évora acolhe, entre os dias 6 e 9 de julho, a...

Migrantes que trabalham na agricultura correm mais riscos de tráfico humano em Portugal

As autoridades portuguesas verificaram que as pessoas que correm mais riscos de serem vítimas...