InícioAlentejoSubida da avaliação das...

Subida da avaliação das casas continua em Portugal, mas Alentejo mantém-se entre os territórios mais baratos

A avaliação bancária da habitação em Portugal continuou a subir no início de 2026, mas o Alentejo mantém-se entre as regiões com valores mais baixos do país.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor mediano de avaliação bancária da habitação fixou-se em 2.105 euros por metro quadrado em janeiro de 2026, mais 24 euros do que no mês anterior. Em termos homólogos, registou-se um aumento de 18,7% face a janeiro de 2025.

Os dados resultam do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, divulgado a 25 de fevereiro, que analisa os valores associados aos pedidos de crédito para aquisição de casa.

Alentejo entre as regiões com valores mais baixos

Apesar da tendência de subida no conjunto do país, o Alentejo continua a apresentar dos valores mais baixos de avaliação imobiliária.

No caso dos apartamentos, o valor mediano na região foi de 1.506 euros por metro quadrado, ficando apenas acima do registado no Centro (1.560 euros/m²) entre as regiões analisadas.

Já nas moradias, o valor mediano de avaliação no Alentejo situou-se nos 1.223 euros por metro quadrado, também entre os mais baixos a nível nacional.

Em contraste, as avaliações mais elevadas foram observadas na Grande Lisboa e no Algarve, regiões que continuam a liderar os valores do mercado imobiliário.

Diferenças regionais acentuadas

A análise por regiões NUTS III mostra que algumas zonas do Alentejo apresentam valores significativamente inferiores à mediana nacional.

De acordo com o índice do valor mediano de avaliação bancária, o Alto Alentejo registou valores cerca de 50,5% abaixo da mediana nacional, situando-se entre os territórios com menor avaliação no país.

Pelo contrário, regiões como a Grande Lisboa, o Algarve e a Península de Setúbal apresentam avaliações superiores à média nacional.

Menos avaliações bancárias em janeiro

O relatório indica ainda uma redução no número de avaliações realizadas.

Em janeiro de 2026 foram consideradas 31.316 avaliações bancárias, menos 11,2% do que no mesmo período do ano anterior e menos 9,2% face ao mês anterior.

Destas avaliações, 19.429 referiram-se a apartamentos e 11.887 a moradias, segundo os dados do INE.

O próximo destaque estatístico sobre a avaliação bancária da habitação será divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística a 25 de março de 2026.

Mais notícias

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Alentejo perde oferta de casas à venda, mas Beja segue em contraciclo entre as capitais de distrito

A oferta de habitação disponível para venda continuou a diminuir em várias zonas do...

Calipolense Gabriel Barros é o novo subdiretor-geral da Direção-Geral da Economia

O economista calipolense Gabriel Cupertino Osório de Barros foi nomeado subdiretor-geral da Direção-Geral da...

Sines vai ter ligação direta aos Estados Unidos através do cabo submarino Nuvem da Google

A Google vai estabelecer em Sines uma das estações de amarração do novo cabo...

DECO e IHRU criam apoio gratuito para esclarecer famílias sobre apoio à renda

A DECO e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vão disponibilizar,...

Câmara de Ourique tem novo regulamento municipal para a habitação

A câmara de Ourique, no distrito de Beja, tem um novo regulamento para a...

Projeto residencial com 168 casas em Sines recebe financiamento de 1,95 milhões de euros

A plataforma espanhola de financiamento colaborativo imobiliário Wecity concluiu uma operação de 1,95 milhões...

Projeto europeu quer acelerar transformação digital das empresas do Alentejo

As pequenas e médias empresas do Alentejo vão ser abrangidas por um novo projeto...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...