A N10GLED, uma start-up sediada no PACT em Évora, foi distinguida com o prémio Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Altice International Innovation Awards 2024.
A empresa, com apenas um ano de atividade, destacou-se pelo desenvolvimento de um sistema de distribuição de chaves quânticas (QKD) via satélite, uma solução destinada a enfrentar as ameaças trazidas pelos computadores quânticos à segurança digital.
Os computadores quânticos, que se prevêem entrar no mercado já em 2025, poderão comprometer os sistemas de criptografia atuais, levantando preocupações significativas para a cibersegurança global. A tecnologia da N10GLED baseia-se na física quântica, permitindo a criação de chaves criptográficas ultra-seguras, resistentes a ataques de “armazenar agora, descriptografar depois”.
De acordo com Rui Semide, CEO da N10GLED, “não é uma questão de se as nossas comunicações seguras atuais vão deixar de estar seguras, é apenas uma questão de quando”. Para responder a este desafio, a empresa está a investir em soluções baseadas em satélites, garantindo comunicações invioláveis, mesmo face aos avanços tecnológicos futuros.
O prémio BfK Awards, que inclui um incentivo monetário de 2.500 euros, reconhece projetos científicos de elevado impacto no mercado. Desde 2017, mais de 50 start-ups e projetos foram premiados no âmbito do programa Born from Knowledge, promovendo a inovação nacional e internacional.
A ANI, responsável por aproximar o conhecimento científico da economia, organiza este prémio como parte das suas iniciativas para reforçar o Sistema Nacional de Inovação e a competitividade da economia portuguesa.