Sousel: Bombeiros assinalaram 41 anos, com o autarca a anunciar plano de saúde para os operacionais (c/fotos)

Bombeiros de Sousel

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sousel comemorou este sábado, dia 5 de junho, o seu 41.º aniversário de fundação. Festejos que contaram com a presença do Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro.

Para além de Ricardo Pinheiro, estiveram ainda presentes o presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, o Comandante Regional do Alentejo da Proteção Civil, José Ribeiro, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, Rui Conchinha, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Sousel, Mariano Maluco, o Comandante dos Bombeiros de Sousel, José Fernandes, entre outras entidades locais e regionais.

Os festejos iniciaram com o hastear das bandeiras no quartel da corporação, seguindo-se depois uma entrega, por parte das Juntas de Freguesia do Concelho, de um desfibrilhador automático externo, sendo que depois a Câmara Municipal entregou uma ambulância, do tipo A2.

Após a cerimónia protocolar, procedeu-se à inauguração do Mural da Paz, junto ao quartel dos Bombeiros, houve ainda a deposição de coroas de flores, junto à rotunda do bombeiro, em honra dos bombeiros e dirigentes da associação já falecidos.

Ainda nesta manhã, foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, e pelo Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, a requalificação da entrada norte da vila de Sousel.

O Comandante dos Bombeiros de Sousel, José Fernandes, começou por referir que esta é “uma instituição feita de homens e mulheres empenhados e dedicados à causa pública e disponíveis para trabalhar em prol da comunidade e que trabalham todos os dias para que esta casa seja da comunidade inteira”, acrescentando que a continuidade desta instituição “é o resultado de um trabalho árduo, consequência direta dos sucessos e dos méritos individuais e coletivos e, do esforço de todos os que são bombeiros de alma e coração

José Fernandes destacou ainda que “foi com muito esforço que durante a pandemia conseguimos manter todo o socorro à população do concelho e até concelhos vizinhos”, depois feito um louvor a todos os bombeiros da corporação pelo trabalho feito durante a pandemia.

Este aniversário “é mais uma ocasião para mostrar o nosso contentamento pelo trabalho feito”, vincou o Comandante.

Já José Ribeiro, Comandante Regional do Alentejo da Proteção Civil, destacou e reconheceu “o trabalho excecional realizado pelo corpo de bombeiros de Sousel ao longo dos últimos 41 anos, dia a dia, sempre em prol e defesa dos seus concidadãos honrando sempre os valores mais nobres dos Bombeiros, vida por vida”.

O Comandante Regional do Alentejo afirmou que os bombeiros “têm um papel fundamental nas comunidades locais, um papel imprescindível na defesa das populações e no aumento da sua qualidade de vida”, manifestando assim “toda a confiança operacional no corpo de bombeiros de Sousel, pelo trabalho desenvolvido, mas também, perante a difícil época de incêndios que se avizinha”.

O presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, afirmou que “os nossos bombeiros dão sempre muito mais do que aquilo que recebem em troca” dada a “importante contribuição dos bombeiros de Sousel prestada anualmente no combate aos incêndios e na prestação de socorro”.

O autarca aproveitou a oportunidade para anunciar que foi aprovado recentemente “um apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários de Sousel, para que todos os bombeiros possam ter um plano de saúde, com múltiplos benefícios”, enumerando depois os apoios dados aos bombeiros ao longo do último mandato, deixando ainda a promessa de que se “este executivo continuar em funções, no próximo ano receberão uma nova ambulância”.

Já sobre o Mural da Paz que foi inaugurado o edil souselense referiu que “se trata de um projeto realizado pela Rede Social da Câmara Municipal, com a colaboração de várias entidades, e que vai prolongar no tempo o nosso agradecimento para com os soldados da paz e que envolveu toda a comunidade, pelo que, deve ser estimado e protegido por todos e estou convicto que esta homenagem é plenamente justificada.

Nas palavras proferidas, Ricardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento, salientou que “os bombeiros tiveram um papel muito importante nos últimos anos, no desenvolvimento da sociedade portuguesa, mas o último ano cada um dos bombeiros teve um papel determinante e que leva cada um de nós a olhar para a classe e para o trabalho desenvolvido”.

O governante deixou claro que “na preparação daquilo que é a programação do próximo quadro comunitário é absolutamente necessário perceber que a proteção civil e o apoio ao socorro é determinante na forma como uma fatia daqueles que são os 23 mil milhões de euros, que Portugal negoceia com a Comissão Europeia para os próximos 7 anos em matéria de apoio comunitário, claramente que deve haver um olhar atento para aquilo que é o investimento em todos os materiais que as corporações de bombeiros e a Proteção Civil no seu todo”.

Fique com as imagens desta cerimónia, numa reportagem de Hugo Calado e Joana Cardoso: