A Sonae abriu as candidaturas para a 4.ª edição do Prémio Sonae Educação no distrito de Évora, que conta com 182 escolas e disponibiliza um valor total de 150 mil euros para projetos inovadores. As candidaturas, abertas a escolas públicas, privadas e outras entidades com ou sem fins lucrativos, decorrem até 30 de abril.
Esta edição introduz a nova Categoria Escolas Públicas, destinada a reforçar e reconhecer o papel dessas instituições na promoção da igualdade de oportunidades na educação. O prémio visa apoiar iniciativas que melhorem o acesso e a qualidade da aprendizagem, promovam a inclusão e potenciem o talento nas comunidades.
Desde a sua criação, o Prémio Sonae Educação já investiu 550 mil euros em projetos educativos, tendo recebido mais de 1200 candidaturas nas três edições anteriores. Os finalistas serão selecionados entre maio e junho e a entrega dos prémios está prevista para setembro.
Os projetos a concurso devem promover abordagens educativas inovadoras e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, incluindo a mitigação da exclusão, a promoção do sucesso escolar e a capacitação ao longo da vida. Para apoiar as candidaturas, está agendado um webinar de esclarecimento de dúvidas para todas as entidades elegíveis no dia 25 de março.
Miguel Mota Freitas, Chief Representative for Culture & Education da Sonae e Presidente do Júri desta edição, afirma: “Desde a primeira edição, o Prémio Sonae Educação apoia projetos que estão a transformar o acesso ao conhecimento e a preparar melhor as novas gerações para os desafios do futuro. A criação de uma categoria exclusiva para projetos de escolas públicas reforça o nosso compromisso com uma educação mais equitativa e próxima das comunidades. Queremos reconhecer e premiar quem, todos os dias, constrói impacto real na comunidade, derrubando barreiras, corrigindo assimetrias e potenciando talento.”
Além do prémio monetário, os vencedores passam a integrar o ecossistema Sonae, beneficiando de acompanhamento especializado, mentoria e apoio na implementação e monitorização da avaliação de impacto dos seus projetos.
Na última edição, o prémio distinguiu quatro projetos, incluindo pela primeira vez um vencedor do ensino público, o Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em Lisboa, juntamente com o CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, a Skoola – Associação Música Skoola Artes e Cultura Urbana e a Associação Topsail.
A educação e a formação sempre foram prioridades para Belmiro de Azevedo, que valorizava o investimento nas pessoas e reconhecia nas oportunidades educativas a base para o desenvolvimento do seu potencial. Essa visão sustentou o compromisso da Fundação Belmiro de Azevedo e diversas iniciativas da Sonae na área da educação, como o think tank EDULOG, o Colégio Efanor e a política de responsabilidade social corporativa orientada para a educação.

