InícioÚltimasSOMINCOR vai abater cerca...

SOMINCOR vai abater cerca de 300 azinheiras para implantar painéis solares para «autoconsumo»

A SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves-Corvo vai substituir cerca de 17 hectares de azinheiras por painéis solares.

Segundo despacho, patente em Diário da República, a entidade foi autorizada a fazê-lo, pelo que vai abater 289 árvores, das quais 210 adultas e 79 jovens, em povoamento, no concelho de Castro Verde.

O despacho sustenta a medida, para «autoconsumo», com o aumento dos «custos de exploração» da mina ali presente, pelo que «a sustentabilidade do negócio na região e no país depende diretamente da capacidade da SOMINCOR de manter estes custos o mais eficientes possível».

Segundo o documento, a solução de executar a central mais distanciada do local de consumo não foi considerada, por um lado pela «perda do efeito da diluição do impacto visual da UPAC, fruto da proximidade à mina/instalações industriais» e por outro lado «pelas perdas elétricas no transporte da energia, e ainda, pelo facto da necessidade de construção de uma linha elétrica aérea, cuja implantação teria elevados impactes ambientais (e visuais)».

Pode ler-se ainda que a Direção-Geral de Energia e Geologia declarou que o projeto não é suscetível de «provocar impactes negativos no ambiente», pelo que «não tem enquadramento em nenhuma das tipologias de projetos constantes nos anexos i e ii do RJAIA, não estando sujeito a procedimento de AIA».

Como medida compensatória, a SOMINCOR apresentou um projeto de arborização de 22,55 hectares de azinho na Quinta dos Borges, propriedade da empresa no concelho de Almodôvar, o que representará um total de 10 757 azinheiras.

Mais notícias

Prisão preventiva para um dos 11 suspeitos de tráfico de droga em Beja e Castro Verde

Um dos 11 arguidos detidos pela GNR nos concelhos de Beja e Castro Verde...

Castro Verde: “Orçamento Participativo” recebeu 24 propostas

A população do concelho de Castro Verde, no distrito de Beja, apresentou um total...

Resialentejo amplia instalações de canil e gatil em Beja

A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, vai avançar com a ampliação das...

Rede de tráfico de droga desmantelada em Beja e Castro Verde. Operação termina com 11 detidos

Uma operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) culminou esta terça-feira, 14 de julho, com...

Castro Verde: Programa municipal dinamiza comércio local no verão

A Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, tem a decorrer o programa...

Posto da GNR em Castro Verde vai ter obras de reabilitação de quase 1,2 M€

O ministro da Administração Interna, Luís Neves, garantiu hoje que as obras de reabilitação...

Calor: Castro Verde com locais climatizados para apoio à população

A Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, disponibilizou “espaços seguros e climatizados”...

TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo

O projeto TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo, aproximando...

Castro Verde apoia famílias de alunos em escolas de freguesias rurais

A Câmara de Castro Verde vai implementar, no próximo ano letivo, novos apoios às...